Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63105
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeonardo Barbosa Amaralpt_BR
dc.creatorAdriana Gonçalves de Resende Freitaspt_BR
dc.creatorLaura Edith Taboada Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2024-01-19T13:04:53Z-
dc.date.available2024-01-19T13:04:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue12pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63105-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é identificar quais as características que os alunos dos cursos de mestrado e doutorado, na área de Ciências Contábeis, consideram pertinentes ao professor exemplar. A importância deste estudo é contribuir como ferramenta de feedback para os professores, fornecendo informações sobre a eficácia de seu ensino (Marsh, 1991) e, dessa forma, poder fazer uma reflexão sobre a boa relação professor-aluno-conhecimento, visando o aperfeiçoamento da prática docente. O levantamento dos dados foi operacionalizado por meio de um questionário eletrônico, elaborado a partir de revisões bibliográficas relacionadas ao tema da pesquisa. Utilizou-se um conjunto de fatores que delineiam o professor exemplar. São eles: (i) conhecimento, planejamento e didática; (ii) capacidade tecnológica; (iii) relacionamento com os discentes; (iv) atributos pessoais; (v) capacidade de motivação e seu (vi) nível de exigência. O questionário foi disponibilizado em site na internet e os alunos foram convidados via e-mail. A amostra foi composta por 132 discentes, sendo 18 alunos do curso de Doutorado e 114 alunos do curso de Mestrado, na área de Ciências Contábeis, matriculados em 13 universidades e faculdades brasileiras. Para a análise dos dados, empregou-se a estatística descritiva e a técnica de análise fatorial confirmatória. Os resultados da pesquisa indicam que o perfil de um professor exemplar pode ser definido como aquele profissional docente que exibe características ligadas ao relacionamento com os alunos e, ainda, ao planejamento, conhecimento e didática. Esses achados confirmam o modelo bidimensional proposto por Lowman (2004).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor exemplarpt_BR
dc.subjectEnsino stricto sensupt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.subject.otherEstudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.titlePerfil que define um professor exemplar: percepção dos alunos da pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis do Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://www.anpcont.org.br/pdf/2018_EPC438.pdfpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.