Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/63105
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Leonardo Barbosa Amaral | pt_BR |
dc.creator | Adriana Gonçalves de Resende Freitas | pt_BR |
dc.creator | Laura Edith Taboada Pinheiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T13:04:53Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T13:04:53Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 12 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/63105 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é identificar quais as características que os alunos dos cursos de mestrado e doutorado, na área de Ciências Contábeis, consideram pertinentes ao professor exemplar. A importância deste estudo é contribuir como ferramenta de feedback para os professores, fornecendo informações sobre a eficácia de seu ensino (Marsh, 1991) e, dessa forma, poder fazer uma reflexão sobre a boa relação professor-aluno-conhecimento, visando o aperfeiçoamento da prática docente. O levantamento dos dados foi operacionalizado por meio de um questionário eletrônico, elaborado a partir de revisões bibliográficas relacionadas ao tema da pesquisa. Utilizou-se um conjunto de fatores que delineiam o professor exemplar. São eles: (i) conhecimento, planejamento e didática; (ii) capacidade tecnológica; (iii) relacionamento com os discentes; (iv) atributos pessoais; (v) capacidade de motivação e seu (vi) nível de exigência. O questionário foi disponibilizado em site na internet e os alunos foram convidados via e-mail. A amostra foi composta por 132 discentes, sendo 18 alunos do curso de Doutorado e 114 alunos do curso de Mestrado, na área de Ciências Contábeis, matriculados em 13 universidades e faculdades brasileiras. Para a análise dos dados, empregou-se a estatística descritiva e a técnica de análise fatorial confirmatória. Os resultados da pesquisa indicam que o perfil de um professor exemplar pode ser definido como aquele profissional docente que exibe características ligadas ao relacionamento com os alunos e, ainda, ao planejamento, conhecimento e didática. Esses achados confirmam o modelo bidimensional proposto por Lowman (2004). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professor exemplar | pt_BR |
dc.subject | Ensino stricto sensu | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject.other | Estudo e ensino (Superior) | pt_BR |
dc.title | Perfil que define um professor exemplar: percepção dos alunos da pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis do Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://www.anpcont.org.br/pdf/2018_EPC438.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Perfil que define um professor exemplar - percepção de alunos da pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis no Brasil.pdf | 6.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.