Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/63170
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da linguagem nas práticas discursivas em aulas de matemática da educação básica de pessoas jovens e adultas (EJA) |
Título(s) alternativo(s): | Syntactic, semantic and pragmatic dimensions of language in discursive practices in mathematics classes of youth and adult basic education |
Autor(es): | Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca |
Resumo: | Reflexões sobre pragmática que usufruem das contribuições da obra de maturidade de Wittgenstein nos ajudam aqui a analisar eventos ocorridos em aulas de matemática da Educação Básica de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), considerando a diversidade dos sujeitos e dos contextos como condição estruturante da complexidade e da multiplicidade das práticas discursivas que ali se instituem – entre elas, as práticas de numeramento. Essa diversidade questiona os modelos de racionalidade que permeiam tais práticas, e que são confrontados quando se mobilizam e se hierarquizam argumentos sintáticos, semânticos e pragmáticos nos jogos de linguagem de que participam educandas(os) e educadoras(es) de EJA. |
Abstract: | Reflections on pragmatics based on the contributions of Wittgenstein's mature work help us here to analyze events in mathematics classes of Youth and Adult Basic Education (YAE), by considering the diversity of subjects and contexts as a structuring condition of the complexity and the multiplicity of discursive practices that are established there – among them, numeracy practices. This diversity questions the models of rationality that permeate these practices, and which are confronted when syntactic, semantic, and pragmatic arguments are mobilized and hierarchized in language games involving students and teachers in math classes of YAE. |
Assunto: | Educação de adultos Matematica - estudo e ensino Semântica Sintaxe |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63170 |
Data do documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/454/251 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da linguagem nas práticas discursivas em aulas de matemática da educação básica de pessoas jovens e adultas (EJA).pdf | 284.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.