Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaria da Conceição Ferreira Reis Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-19T20:54:05Z-
dc.date.available2024-01-19T20:54:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue7pt_BR
dc.identifier.isbn9788598092492pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63170-
dc.description.abstractReflections on pragmatics based on the contributions of Wittgenstein's mature work help us here to analyze events in mathematics classes of Youth and Adult Basic Education (YAE), by considering the diversity of subjects and contexts as a structuring condition of the complexity and the multiplicity of discursive practices that are established there – among them, numeracy practices. This diversity questions the models of rationality that permeate these practices, and which are confronted when syntactic, semantic, and pragmatic arguments are mobilized and hierarchized in language games involving students and teachers in math classes of YAE.pt_BR
dc.description.resumoReflexões sobre pragmática que usufruem das contribuições da obra de maturidade de Wittgenstein nos ajudam aqui a analisar eventos ocorridos em aulas de matemática da Educação Básica de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), considerando a diversidade dos sujeitos e dos contextos como condição estruturante da complexidade e da multiplicidade das práticas discursivas que ali se instituem – entre elas, as práticas de numeramento. Essa diversidade questiona os modelos de racionalidade que permeiam tais práticas, e que são confrontados quando se mobilizam e se hierarquizam argumentos sintáticos, semânticos e pragmáticos nos jogos de linguagem de que participam educandas(os) e educadoras(es) de EJA.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSeminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação básica de pessoas jovens e adultas (EJA)pt_BR
dc.subjectPráticas de numeramentopt_BR
dc.subjectArgumentos sintáticos, semânticos e pragmáticospt_BR
dc.subjectRacionalidadespt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherMatematica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherSemânticapt_BR
dc.subject.otherSintaxept_BR
dc.titleDimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da linguagem nas práticas discursivas em aulas de matemática da educação básica de pessoas jovens e adultas (EJA)pt_BR
dc.title.alternativeSyntactic, semantic and pragmatic dimensions of language in discursive practices in mathematics classes of youth and adult basic educationpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/454/251pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5702-7189pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.