Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63217
Type: Artigo de Evento
Title: O desenho do canteiro: controvérsias e possibilidades
Authors: Marcela Silviano Brandão Lopes
Maria Emília Senra Toledo
Abstract: Este artigo pretende contribuir na investigação sobre os modos como os saberes construtivos podem ser incorporados de maneira mais efetiva à prática arquitetônica. A discussão proposta aqui terá como foco o saber dos operários das obras, que considerados meros executores, não participam das discussões que subsidiam os projetos desenvolvidos. Entretanto, percebe-se que as práticas engendradas durante o ato construtivo são soluções potentes, encontradas ali, no saber-fazer, a partir de uma conjunção de experiências, simultaneamente, científicas e táteis, cerebrais e corporais. Para entender como esses saberes foram sendo excluídos do escopo técnico e como foram invisibilizados ao longo do tempo, será apresentada aqui uma breve cartografia das práticas construtivas hegemônicas, inclusive como elas se reproduzem por meio das práticas acadêmicas. Por fim, buscando uma melhor convergência entre as duas práticas, aborda-se a possibilidade de interlocução entre elas a partir do ensino de arquitetura, tentando construir uma aproximação com o trabalho no canteiro.
Abstract: This article intends to contribute to the investigation of the ways in which constructive knowledge can be more effectively incorporated into architectural practice. The discussion proposed here will focus on the knowledge of construction workers, who considered mere executors, do not participate in the discussions that subsidize the projects developed. However, it is perceived that the practices engendered during the constructive act are powerful solutions, found there, in the know-how, from a conjunction of experiences, simultaneously scientific and tactile, brain and body. To understand how these knowledges have been excluded from the technical scope and how they have been made invisible over time, a brief cartography of hegemonic constructive practices will be presented here, including how they are reproduced through academic practices. Finally, seeking a better convergence between the two practices, is approached the possibility of interlocution between them from the teaching of architecture, trying to build an approximation with the work on the building site.
Subject: Ensino
Arquitetura
Construção civil
Canteiro de obras
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - DEPARTAMENTO DE URBANISMO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63217
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://enanparq2020.s3.amazonaws.com/MT/22345.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O DESENHO NO CANTEIRO.pdf471.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.