Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/63418
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Construção de weblog como ferramenta para o ensino do uso racional de medicamentos no curso de farmácia |
Título(s) alternativo(s): | Weblog construction in pharmacy course as a tool for teaching rational use of medicines |
Autor(es): | Joyce Costa Melgaço Faria Daniela Garcia Rezende Junqueira Raissa Carolina Fonseca Cândido Cristiane Aparecida Menezes de Pádua Alba Valéria Souto Melo Moraes Alessandra Carolina Montes Frade Daniela Fernandes Silva Érika Paz de Souza Santos Louise Cristina Oliveira Santos Mariana Fontoura Lana Nascimento Weverton Teixeira da Silva Alessandra Rezende Mesquita Edson Perini |
Resumo: | A informação correta é determinante na qualidade do uso de medicamentos e na tomada de decisões em saúde. Assim, é fundamental a formação de profissionais capazes de interpretar a evidência científica sobre medicamentos, transformando-a em informação de fácil acesso. Nesse sentido, o Centro de Estudos do Medicamento (CEMED) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promove a formação voltada para o uso racional de medicamentos, utilizando a divulgação de informações por meio de weblog (Blog do CEMED). A publicação no weblog depende do papel ativo dos discentes, os quais devem identificar as fontes de informação, selecionar os temas e elaborar, corrigir e divulgar as matérias. O blog tem registrado um movimento intenso de consulta, impulsionado pela interatividade das redes sociais. A iniciativa demonstra a evidente demanda por informações na área e se apresenta como importante recurso pedagógico, favorecendo o desenvolvimento de competências como avaliação crítica da literatura, comunicação escrita e trabalho em equipe. |
Abstract: | Accurate information is determinant to the quality use of medication and decision making in health. Thus, training professionals to interpret scientific evidence on medicines and turn that into easy-access information is fundamental. In this sense, the Centro de Estudos do Medicamento (CEMED) from the School of Pharmacy - Federal University of Minas Gerais (UFMG) promotes formation focusing on the rational use of medicines disseminating information through the Blog do CEMED. Content publication in the weblog relies on the active role of students, who identify sources of information, select topics, prepare, check and post them. The Blog has registered intense consultation access, driven by social networks interactivity. The initiative demonstrates clear need for information in this area and presents as an important pedagogical resource, promoting the development of competencies such as critical evaluation of literature, written communication and teamwork. |
Assunto: | Uso de medicamentos Uso da informação científica na tomada de decisões em saúde Educação em saúde Blog |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIAL |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2104 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63418 |
Data do documento: | Out-2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2104 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Docência do Ensino Superior |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Construção do weblog como ferramenta para o ensino do uso racional de medicamentos no curso de farmácia.pdf | 360 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.