Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63418
Type: Artigo de Periódico
Title: Construção de weblog como ferramenta para o ensino do uso racional de medicamentos no curso de farmácia
Other Titles: Weblog construction in pharmacy course as a tool for teaching rational use of medicines
Authors: Joyce Costa Melgaço Faria
Daniela Garcia Rezende Junqueira
Raissa Carolina Fonseca Cândido
Cristiane Aparecida Menezes de Pádua
Alba Valéria Souto Melo Moraes
Alessandra Carolina Montes Frade
Daniela Fernandes Silva
Érika Paz de Souza Santos
Louise Cristina Oliveira Santos
Mariana Fontoura Lana Nascimento
Weverton Teixeira da Silva
Alessandra Rezende Mesquita
Edson Perini
Abstract: A informação correta é determinante na qualidade do uso de medicamentos e na tomada de decisões em saúde. Assim, é fundamental a formação de profissionais capazes de interpretar a evidência científica sobre medicamentos, transformando-a em informação de fácil acesso. Nesse sentido, o Centro de Estudos do Medicamento (CEMED) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promove a formação voltada para o uso racional de medicamentos, utilizando a divulgação de informações por meio de weblog (Blog do CEMED). A publicação no weblog depende do papel ativo dos discentes, os quais devem identificar as fontes de informação, selecionar os temas e elaborar, corrigir e divulgar as matérias. O blog tem registrado um movimento intenso de consulta, impulsionado pela interatividade das redes sociais. A iniciativa demonstra a evidente demanda por informações na área e se apresenta como importante recurso pedagógico, favorecendo o desenvolvimento de competências como avaliação crítica da literatura, comunicação escrita e trabalho em equipe.
Abstract: Accurate information is determinant to the quality use of medication and decision making in health. Thus, training professionals to interpret scientific evidence on medicines and turn that into easy-access information is fundamental. In this sense, the Centro de Estudos do Medicamento (CEMED) from the School of Pharmacy - Federal University of Minas Gerais (UFMG) promotes formation focusing on the rational use of medicines disseminating information through the Blog do CEMED. Content publication in the weblog relies on the active role of students, who identify sources of information, select topics, prepare, check and post them. The Blog has registered intense consultation access, driven by social networks interactivity. The initiative demonstrates clear need for information in this area and presents as an important pedagogical resource, promoting the development of competencies such as critical evaluation of literature, written communication and teamwork.
Subject: Uso de medicamentos
Uso da informação científica na tomada de decisões em saúde
Educação em saúde
Blog
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIAL
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2104
URI: http://hdl.handle.net/1843/63418
Issue Date: Oct-2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2104
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Docência do Ensino Superior
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.