Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63454
Tipo: Artigo de Evento
Título: Analisando a percepção dos estudantes de ciências contábeis acerca da afetividade a partir da Teoria Walloniana
Autor(es): Vagner Antônio Marques
João Estevão Barbosa Neto
Aline de Lourdes Lima
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis quanto à percepção de influência da afetividade no processo de ensino- aprendizagem a partir da Teoria Walloniana. Para tanto se realizou um estudo descritivo, do tipo survey e abordagem quali-quanti com uma amostra de 149 estudantes de 4 campi de uma das maiores universidades privadas do país. Os dados foram analisados através da estatística descritiva, Teste do Qui-quadrado e do Teste Kruskall- Wallis. Os resultados evidenciaram que 92% dos estudantes percebem a afetividade como um fator importante para o processo de ensino e aprendizagem. Dentre os estudantes que afirmaram que a afetividade é importante no processo de ensino-aprendizagem, 73% mencionaram que esse comportamento influencia no nível de motivação do estudante e outras 41% mencionaram um efeito no comprometimento. Adicionalmente, a organização e atenção do professor ao aluno, expectativa de sucesso profissional e interesse pelo conteúdo da disciplina têm maior peso no nível de dedicação e comprometimento. Por outro lado, o comportamento grosseiro e a desorganização do professor figuraram como os fatores que mais afetam negativamente na dedicação e comprometimento. O estudo contribui com o debate sobre o papel da afetividade apresentando evidências quanto à sua importância para o estímulo/desestímulo do estudante e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Ciências Contábeis.
Assunto: Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Motivação
Ensino
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63454
Data do documento: Nov-2018
metadata.dc.url.externa: https://conferencias.unb.br/index.php/ccgunb/4CCGUnB/paper/view/11187
metadata.dc.relation.ispartof: UnB Conference on Accounting and Governance ; Congresso UnB de Iniciação Científica
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.