Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63454
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVagner Antônio Marquespt_BR
dc.creatorJoão Estevão Barbosa Netopt_BR
dc.creatorAline de Lourdes Limapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T13:41:41Z-
dc.date.available2024-01-29T13:41:41Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63454-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis quanto à percepção de influência da afetividade no processo de ensino- aprendizagem a partir da Teoria Walloniana. Para tanto se realizou um estudo descritivo, do tipo survey e abordagem quali-quanti com uma amostra de 149 estudantes de 4 campi de uma das maiores universidades privadas do país. Os dados foram analisados através da estatística descritiva, Teste do Qui-quadrado e do Teste Kruskall- Wallis. Os resultados evidenciaram que 92% dos estudantes percebem a afetividade como um fator importante para o processo de ensino e aprendizagem. Dentre os estudantes que afirmaram que a afetividade é importante no processo de ensino-aprendizagem, 73% mencionaram que esse comportamento influencia no nível de motivação do estudante e outras 41% mencionaram um efeito no comprometimento. Adicionalmente, a organização e atenção do professor ao aluno, expectativa de sucesso profissional e interesse pelo conteúdo da disciplina têm maior peso no nível de dedicação e comprometimento. Por outro lado, o comportamento grosseiro e a desorganização do professor figuraram como os fatores que mais afetam negativamente na dedicação e comprometimento. O estudo contribui com o debate sobre o papel da afetividade apresentando evidências quanto à sua importância para o estímulo/desestímulo do estudante e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Ciências Contábeis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofUnB Conference on Accounting and Governance ; Congresso UnB de Iniciação Científica-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectComprometimentopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subject.otherContabilidade - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subject.otherMotivaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.titleAnalisando a percepção dos estudantes de ciências contábeis acerca da afetividade a partir da Teoria Wallonianapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://conferencias.unb.br/index.php/ccgunb/4CCGUnB/paper/view/11187pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.