Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/63454
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Analisando a percepção dos estudantes de ciências contábeis acerca da afetividade a partir da Teoria Walloniana |
Authors: | Vagner Antônio Marques João Estevão Barbosa Neto Aline de Lourdes Lima |
Abstract: | O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis quanto à percepção de influência da afetividade no processo de ensino- aprendizagem a partir da Teoria Walloniana. Para tanto se realizou um estudo descritivo, do tipo survey e abordagem quali-quanti com uma amostra de 149 estudantes de 4 campi de uma das maiores universidades privadas do país. Os dados foram analisados através da estatística descritiva, Teste do Qui-quadrado e do Teste Kruskall- Wallis. Os resultados evidenciaram que 92% dos estudantes percebem a afetividade como um fator importante para o processo de ensino e aprendizagem. Dentre os estudantes que afirmaram que a afetividade é importante no processo de ensino-aprendizagem, 73% mencionaram que esse comportamento influencia no nível de motivação do estudante e outras 41% mencionaram um efeito no comprometimento. Adicionalmente, a organização e atenção do professor ao aluno, expectativa de sucesso profissional e interesse pelo conteúdo da disciplina têm maior peso no nível de dedicação e comprometimento. Por outro lado, o comportamento grosseiro e a desorganização do professor figuraram como os fatores que mais afetam negativamente na dedicação e comprometimento. O estudo contribui com o debate sobre o papel da afetividade apresentando evidências quanto à sua importância para o estímulo/desestímulo do estudante e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Ciências Contábeis. |
Subject: | Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Motivação Ensino Aprendizagem |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63454 |
Issue Date: | Nov-2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://conferencias.unb.br/index.php/ccgunb/4CCGUnB/paper/view/11187 |
metadata.dc.relation.ispartof: | UnB Conference on Accounting and Governance ; Congresso UnB de Iniciação Científica |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Analisando a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis acerca da afetividade a partir da teoria walloniana.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.