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http://hdl.handle.net/1843/63490
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Antônio Artur de Souza | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0597505816212353 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Letícia Drummond Rezende | pt_BR |
dc.creator | Samuel de Carvalho Sampaio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T16:29:01Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T16:29:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/63490 | - |
dc.description.resumo | Introdução: A análise de melhoria de processos tem se mostrado metodologia indispensável para a eficiência dos serviços públicos. Essa perspectiva impacta diretamente na qualidade e melhoria dos indicadores da educação básica, cenário na qual se insere a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores (EFDPE) de Minas Gerais como ponto estratégico na formação dos educadores da educação básica. Neste sentido o objetivo geral do presente estudo é analisar os processos de construção dos materiais pedagógicos da Escola de Formação. Metodologia: Trata-se de pesquisa com proposta de intervenção na EFDPP com dados referentes ao ano de 2022 e do último censo escolar da educação básica com busca na literatura sobre o tema “análise e melhoria dos processos de gestão” e pesquisa descritiva de fontes documentais da base de dados da Escola de Formação. Foi possível analisar as seguintes variáveis: quantidade de servidores que se capacitaram; curso de interesse deles; quantidade de servidores capacitados versus total de servidores matriculados; área do conhecimento das quais mais se capacitam. Resultados e Discussões: No ano de 2022 foram contabilizadas 153.886 matrículas nos cursos oferecidos pela Escola de Formação. As taxas de aprovação somaram 41%, a taxa de desistência ficou em 49% e reprovação com 10% do total de matriculados. O curso com maior procura (livre demanda) foi Tecnologia e inovação - Módulo introdutório (11% do total de matrículas) e curso com maior número de inscritos foi Saúde Vocal do Professor (26% do total) sendo esse número explicável pela obrigatoriedade deste último para ato de posse. Conclusão: A estruturação e melhoria nos processos de gestão da Escola de Formação são desafiadoras uma vez que envolve mudança de cultura em organizações estatais com pouca valorização remuneratória e recursos humanos escassos ou pouco especializados. Os processos de construção dos materiais, como proposto neste estudo, poderiam adotar protocolos, padronizações, uso de fluxogramas e demais ferramentas de eficiência de gestão para melhorar a organização, acompanhamento e entrega de bons produtos. Deste modo mais estudos de gestão voltados para diagnóstico situacional e com propostas de intervenção são necessários para aprimorar as entregas da Escola de Formação e colocar o Estado de Minas Gerais dentro das pactuações do PNE. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Gestão em educação | pt_BR |
dc.subject | Análise de processos | pt_BR |
dc.subject | Projeto de intervenção | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas de gestão | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão Pública | pt_BR |
dc.title | Análise e melhoria de processos de construção dos materiais pedagógicos na escola de formação e desenvolvimento profissional de educadores de Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Pública |
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