Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63493
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Impacto da Avaliação de Desempenho na vida profissional dos servidores públicos
Autor(es): Maria Aparecida Ferreira Santos
Primeiro Orientador: Victor Natanael Schwetter Silveira
Primeiro membro da banca : Leticia Drummond Rezende
Segundo membro da banca: Luana Martins Oliveira
Resumo: Neste estudo, de natureza quantitativa, buscou-se analisar o impacto da avaliação de desempenho na vida profissional dos servidores públicos que atuam na área da educação, na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em Montes Claros, Estado de Minas Gerais. O estudo fundamentou-se em autores como Corrêa (2007), Gonzaga (2018) e Modesto (2018). A pesquisa envolveu uma amostra de 19 servidores selecionados dentro da organização escolhida, empregando critérios de intencionalidade e acessibilidade. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário eletrônico contendo 10 questões abordando diversos aspectos da avaliação de desempenho e suas sugestões para possíveis melhorias. O instrumento de coleta foi estruturado no Google Forms, sendo disponibilizado online, nos meses de julho e agosto de 2023 para os respondentes selecionados como amostra. A análise dos dados evidenciou que os critérios adotados e na avaliação de desempenho foram percebidos, em sua maioria, de forma positiva, enquanto que os aspectos relacionados à transparência e à motivação foram percebidos, em sua maioria, de forma negativa. Por fim, os resultados apurados evidenciaram que, em relação à avaliação de desempenho, ela permite a identificação de lacunas de habilidades e áreas de melhoria. Os servidores públicos recebem feedback construtivo sobre seus pontos fortes e fracos, o que pode orientar o desenvolvimento de planos de capacitação e treinamento personalizados. Isso resulta em um aprimoramento individual e coletivo, contribuindo para um corpo de funcionários mais competente e adaptável às demandas em constante evolução da administração pública.
Assunto: Administração
Gestão Pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/63493
Data do documento: 28-Out-2023
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