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http://hdl.handle.net/1843/63495
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Gestão financeira na educação: os motivos subjacentes às requisições de reembolso resultantes de despesas indevidas pelos gestores das caixas escolares, jurisdicionadas à na SRE Curvelo – Minas Gerais |
Autor(es): | Sandra Gomes da Costa Leão de Oliveira |
primer Tutor: | Daniele Oliveira Xavier |
primer miembro del tribunal : | Simone Evangelista Fonseca |
Segundo miembro del tribunal: | Leticia Drummond Rezende |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo é identificar, de acordo com os requisitos legais estabelecidos para os procedimentos de prestação de contas, quais são os motivos subjacentes às requisições de reembolso resultantes de despesas indevidas utilizando como ponto de referencia, as diligências encaminhadas às escolas da Regional pelo setor de prestação de contas. As devoluções podem gerar transtornos e prejuízos no processo educacional, e a correta utilização dos recursos públicos é essencial para cumprir as políticas educacionais e garantir acesso à educação de qualidade. A metodologia aplicada foi a pesquisa numa abordagem qualitativa e exploratória, baseada em fontes e análise documental para entender os processos de prestação de contas e identificar falhas que levam às devoluções de recursos. Os resultados obtidos permitiram uma compreensão mais clara dos problemas relacionados aos gastos indevidos e áreas que precisam de melhorias. Com base nas normativas regulamentadoras, foram identificadas as causas para as despesas indevidas. Além disso, a pesquisa poderá contribuir para o aprimoramento dos processos de gestão na SRE Curvelo e fornecer soluções replicáveis em outras regiões com desafios similares. Foram sugeridas propostas de intervenção para a implementação de medidas para aprimorar os processos de controle interno, visando evitar erros futuros e garantir uma execução mais eficiente e transparente dos recursos públicos. Essas conclusões da pesquisa são relevantes para melhorar o aproveitamento dos investimentos e a qualidade da educação oferecida na região. Esse trabalho enriquece e dá uma oportunidade de reflexão sobre as práticas podendo contribuir para a melhoria do trabalho nas escolas, pois através dele podemos revelar opções para aperfeiçoar os trabalhos e a qualidade, considerando-se que o trabalho de prestação de contas na área da educação é conhecido como a base para uma escola mais cidadã. |
Asunto: | Administração Gestão Pública |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Pública |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63495 |
Fecha del documento: | 20-oct-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Pública |
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