Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/63495
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Gestão financeira na educação: os motivos subjacentes às requisições de reembolso resultantes de despesas indevidas pelos gestores das caixas escolares, jurisdicionadas à na SRE Curvelo – Minas Gerais
Autor(es): Sandra Gomes da Costa Leão de Oliveira
Primeiro Orientador: Daniele Oliveira Xavier
Primeiro membro da banca : Simone Evangelista Fonseca
Segundo membro da banca: Leticia Drummond Rezende
Resumo: Este trabalho tem como objetivo é identificar, de acordo com os requisitos legais estabelecidos para os procedimentos de prestação de contas, quais são os motivos subjacentes às requisições de reembolso resultantes de despesas indevidas utilizando como ponto de referencia, as diligências encaminhadas às escolas da Regional pelo setor de prestação de contas. As devoluções podem gerar transtornos e prejuízos no processo educacional, e a correta utilização dos recursos públicos é essencial para cumprir as políticas educacionais e garantir acesso à educação de qualidade. A metodologia aplicada foi a pesquisa numa abordagem qualitativa e exploratória, baseada em fontes e análise documental para entender os processos de prestação de contas e identificar falhas que levam às devoluções de recursos. Os resultados obtidos permitiram uma compreensão mais clara dos problemas relacionados aos gastos indevidos e áreas que precisam de melhorias. Com base nas normativas regulamentadoras, foram identificadas as causas para as despesas indevidas. Além disso, a pesquisa poderá contribuir para o aprimoramento dos processos de gestão na SRE Curvelo e fornecer soluções replicáveis em outras regiões com desafios similares. Foram sugeridas propostas de intervenção para a implementação de medidas para aprimorar os processos de controle interno, visando evitar erros futuros e garantir uma execução mais eficiente e transparente dos recursos públicos. Essas conclusões da pesquisa são relevantes para melhorar o aproveitamento dos investimentos e a qualidade da educação oferecida na região. Esse trabalho enriquece e dá uma oportunidade de reflexão sobre as práticas podendo contribuir para a melhoria do trabalho nas escolas, pois através dele podemos revelar opções para aperfeiçoar os trabalhos e a qualidade, considerando-se que o trabalho de prestação de contas na área da educação é conhecido como a base para uma escola mais cidadã.
Assunto: Administração
Gestão Pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63495
Data do documento: 20-Out-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Sandra G.C.Leão Oliveira 17.01.24.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.