Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63538
Type: Artigo de Evento
Title: Intervenções temporárias com crianças da Vila Pindura Saia: uma análise à luz da teoria da aprendizagem experiencial
Authors: Paula Barros
Abstract: Na era digital, marcada pelo acúmulo exponencial de conhecimentos e informações, o desenvolvimento de atividades que capacitam os estudantes a se posicionarem criticamente diante de diferentes realidades é um dos principais desafios do ensino superior. O objetivo deste trabalho é analisar as oportunidades oferecidas pelas intervenções temporárias no ensino de projeto à luz da teoria da aprendizagem experiencial. Para tanto, definiu-se como estudo de caso as intervenções temporárias realizadas pelos estudantes recém ingressos no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG com as crianças da Vila Pindura Saia na Nossa Pracinha em Belo Horizonte (Minas Gerais), no segundo semestre de 2019. A análise das informações textuais e visuais contidas nos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes demostraram que intervenções temporárias podem ser estruturadas para promover diferentes aprendizagens bem como contribuir para a formação de cidadãos capazes de atuar colaborativamente em prol da produção de cidades sustentáveis.
Subject: Ensino
Aprendizagem
Crianças nas cidades
Arquitetura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63538
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/999/627
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INTERVENÇÕES TEMPORÁRIASCOMAS CRIANÇAS DA VILA PINDURA SAIA.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.