Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/63911
Type: | Dissertação |
Title: | Guarde bem esse sorriso: precariedade e subversão nas obras de Marta Neves |
Authors: | Pedro Henrique Resende Moreira |
First Advisor: | Rita Lages Rodrigues |
First Referee: | Vera Lúcia de Carvalho Casa Nova |
Second Referee: | Patricia Gomes de Azevedo |
Third Referee: | Maria Angélica Melendi de Biasizzo |
Abstract: | Esta dissertação analisa o trabalho artístico de Marta Neves a partir dos temas de desartificação da arte (Entkunstung der Kunst), artificação, Kitsch e erro. Utilizando os escritos de Theodor Adorno, sobre a Indústria Cultural e desartificação, bem como o conceito de “artificação” de Rodrigo Duarte, analisamos a incorporação do objeto comum nas práticas artísticas no século XX, sua relação com o fenômeno do Kitsch, a partir dos escritos de Abraham Moles e Umberto Eco, e manifestações similares no cenário artístico brasileiro anterior à Neves, para montar um panorama de referências teóricas e artísticas que embasam sua produção. Este panorama é, então, colocado em diálogo com nossa análise das suas obras, um levantamento dos seus escritos e uma entrevista, concedida para o presente trabalho, concluindo em um estudo focado na série Não Ideias, 2001-atual, para fundamentar nossa leitura sobre sua apropriação do objeto e sua relação com o tema do “erro”, em uma tentativa de iluminar sua poética, sua interpretação pessoal do Kitsch e a sua valorização do cotidiano. |
Abstract: | This dissertation analyses Marta Neves' artistic work based on the themes of Entkunstung der Kunst, artification, Kitsch and error. Using the writings of Theodor Adorno on the Culture Industry, his concept of Entkunstung, as well as Rodrigo Duarte’s concept of “artification”, we analyse the beginnings of the incorporation of the common object into artistic practices in the 20th century, its relationship with the phenomenon of Kitsch, based on Abraham Moles’ and Umberto Eco’s writings on the subject, and similar manifestations within Brazil’s prior artistic scenes, to assemble a panorama of theoretical and artistic references that support her production. This panorama is then placed in dialogue with our analysis of her works, a survey of her writings and an interview, given for the present dissertation, concluding with a study focused on the series Não Ideias, 2001- current day, to substantiate our reading regarding her appropriation of the object and its relation to the theme of “error”, in an attempt to illuminate her poetics, personal interpretation of Kitsch and her appreciation of everyday life. |
Subject: | Neves, Marta, 1964- Artistas - Minas Gerais - Séc. XX Arte - Filosofia Crítica de arte Arte moderna - Séc. XX - Brasil |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63911 |
Issue Date: | 14-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pedro Henrique Resende Moreira - Guarde Bem Esse Sorriso, 2023.pdf | 4.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License