Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/64217
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Proposta terapêutica em grupo: dificuldades na apropriação da leitura e da escrita |
Other Titles: | Group therapeutic proposal: difficulties in appropriating reading and writing |
Authors: | Denise Brandão de Oliveira e Britto Lidia Mara Silva Pinto |
Abstract: | O presente trabalho refere-se à descrição de caso clínico e aborda o atendimento fonoaudiológico em grupo de crianças com dificuldades em linguagem escrita. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de uma proposta terapêutica em grupo com crianças com dificuldades no processo de apropriação da leitura e da escrita. Para realização do experimento foram escolhidas quatro crianças de oito anos de idade com queixa de dificuldades na leitura e na escrita. Elas foram avaliadas individualmente, estimuladas com atividades de consciência fonológica durante quinze encontros de uma hora cada e reavaliadas individualmente. Após as 15 estimulações os dados obtidos demonstraram que os sujeitos desenvolveram as habilidades de leitura, consciência fonológica, escrita, memória e cópia, com ganhos significativos nas tarefas avaliadas, o que permite considerar que a proposta terapêutica de realizar sessões de terapia fonoaudiológica em grupo mostrou-se eficaz |
Abstract: | This paper refers to the description of a clinical case and approaches group speech-language therapy of children with difficulties in written language. The aim of the study was to evaluate the efficacy of a therapeutic proposal in a group with children with impairments in the process of appropriation of reading and writing. Four children, eight years old, complaining of difficulties in reading and writing were selected for the experiment. They were evaluated individually, stimulated with phonological awareness activities during fifteen one-hour meetings and individually re-evaluated. After the 15 stimulations, the data showed that the subjects developed reading, phonological awareness, writing, memory and copy skills, with significant gains in the evaluated tasks, which allows us to consider that the therapeutic proposal of group speech therapy sessions was effective. |
Subject: | Fonoaudiologia Linguagem e cultura Leitura |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/64217 |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/bio/article/view/1533 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista NBC |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PROPOSTA TERAPÊUTICA EM GRUPO_ DIFICULDADES NA APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA.pdf | 242.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.