Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/64251
Tipo: | Dissertação |
Título: | O pão que a gente compartilha: experiências significativas e encantadas no território escolar |
Título(s) alternativo(s): | The bread that we share: meaningful and enchanted experiences in the school territory |
Autor(es): | Ana Paula da Silva Pena |
primer Tutor: | José Alfredo Oliveira Debortoli |
primer miembro del tribunal : | Juliana Gouthier Macedo |
Segundo miembro del tribunal: | Sônia Cristina de Assis |
Tercer miembro del tribunal: | Eugenio Tadeu Pereira |
Resumen: | Com o intuito de compreender o território escolar como campo de experiências significativas de lazer, este trabalho apresenta uma investigação do impacto de oficinas de pão no território escolar e suas potências transformadoras. Além disso, refletiu-se sobre o engajamento de jovens estudantes e de professores de uma escola pública de Antônio Pereira, distrito da cidade de Ouro Preto, do interior de Minas Gerais, em relação às atividades propostas no contexto da pesquisa-ação colaborativa. Buscou-se investigar as possíveis transformações no ambiente escolar a partir de experiências estéticas, culinárias e artísticas, juntamente com um grupo formado por professoras(es) e estudantes. Para alcançar os objetivos propostos, os processos metodológicos estão pautados na noção de pesquisa colaborativa da professora Maria Inês Goulart e na noção de saber encantado dos professores Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino. Por fim, os processos metodológicos convidaram a comunidade escolar às atividades outras dentro de seu território, tais como: partilhar a experiência de produzir e comer um pão; partilhas de memórias individuais e coletivas relacionadas aos sentidos (sabores, aromas e texturas) e a discutir seus anseios e desejos para aquele território. Ao final, refletiu-se sobre a relação lazer e escola, e as possibilidades de alcançar inéditos viáveis por meio de atividades de lazer no território escolar temperadas e embebidas das potências da comunidade de estudantes e professores. |
Asunto: | Pesquisa educacional Comunidade e escola Pão |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/64251 |
Fecha del documento: | 27-oct-2023 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_ANAPAULAPENA_REVISADA_2023_ VF.pdf | 7.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.