Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/64251
Tipo: Dissertação
Título: O pão que a gente compartilha: experiências significativas e encantadas no território escolar
Título(s) alternativo(s): The bread that we share: meaningful and enchanted experiences in the school territory
Autor(es): Ana Paula da Silva Pena
primer Tutor: José Alfredo Oliveira Debortoli
primer miembro del tribunal : Juliana Gouthier Macedo
Segundo miembro del tribunal: Sônia Cristina de Assis
Tercer miembro del tribunal: Eugenio Tadeu Pereira
Resumen: Com o intuito de compreender o território escolar como campo de experiências significativas de lazer, este trabalho apresenta uma investigação do impacto de oficinas de pão no território escolar e suas potências transformadoras. Além disso, refletiu-se sobre o engajamento de jovens estudantes e de professores de uma escola pública de Antônio Pereira, distrito da cidade de Ouro Preto, do interior de Minas Gerais, em relação às atividades propostas no contexto da pesquisa-ação colaborativa. Buscou-se investigar as possíveis transformações no ambiente escolar a partir de experiências estéticas, culinárias e artísticas, juntamente com um grupo formado por professoras(es) e estudantes. Para alcançar os objetivos propostos, os processos metodológicos estão pautados na noção de pesquisa colaborativa da professora Maria Inês Goulart e na noção de saber encantado dos professores Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino. Por fim, os processos metodológicos convidaram a comunidade escolar às atividades outras dentro de seu território, tais como: partilhar a experiência de produzir e comer um pão; partilhas de memórias individuais e coletivas relacionadas aos sentidos (sabores, aromas e texturas) e a discutir seus anseios e desejos para aquele território. Ao final, refletiu-se sobre a relação lazer e escola, e as possibilidades de alcançar inéditos viáveis por meio de atividades de lazer no território escolar temperadas e embebidas das potências da comunidade de estudantes e professores.
Asunto: Pesquisa educacional
Comunidade e escola
Pão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/64251
Fecha del documento: 27-oct-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DISSERTAÇÃO_ANAPAULAPENA_REVISADA_2023_ VF.pdf7.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.