Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64314
Type: Artigo de Periódico
Title: Organization of oral health actions in primary care from the perspective of dental managers and dentists: process of work, planning and social control
Other Titles: Organização de ações de saúde bucal na atenção básica a partir da perspectiva de gestores em saúde bucal e cirurgiões dentistas: processo de trabalho, planejamento e controle social
Authors: Sílvia Helena Campos Andraus
Raquel Conceição Ferreira
João Henrique Lara do Amaral
Marcos Azeredo Furquim Werneck
Abstract: Objective: The aim of this study was to evaluate both the managers’ and dental surgeons’ perception about the organization of oral health actions in primary care, regarding the work process, planning and social control, in a health micro region. Methods: Qualitative study case with the performance of interviews with oral health managers and focal group with dental surgeons. The content analysis proposed by Bardin was used. Results: The management of the planning and work process is characterized by isolated actions, low institutional support and verticalized authoritarian processes. In the scope of primary care, there is no integrality nor intersectoriality. The managers and dental surgeons have little access to the fundamental indicators and parameters to the initial diagnosis of the planning. Conclusion: The National Program of Improvement to the Access and Quality in Primary Care allowed a possible breakthrough in the current model, with the implementation of new ways of work organization and production, record information, planning and action implementation. There is hardly any social control.
Abstract: Objetivo Avaliar a percepção de gestores e cirurgiões dentistas acerca das principais dificuldades de organização das ações de Saúde Bucal na atenção básica, na microrregião de Ituiutaba (MG), referentes ao processo de trabalho, integralidade, gestão, planejamento e controle social. Métodos Estudo de caso de natureza qualitativa, com realização de entrevistas com os gestores de saúde bucal de cada município e Grupo Focal com cirurgiões dentistas. Análise dos resultados realizada com o emprego do método de análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados A gestão do planejamento e do processo de trabalho dos serviços de Saúde Bucal caracteriza-se por ações isoladas, baixo apoio institucional e processos autoritários verticalizados. No âmbito da atenção básica, não há integralidade e intersetorialidade. Os gestores e os cirurgiões dentistas têm pouco acesso aos indicadores e parâmetros que são fundamentais aos diagnósticos iniciais do planejamento. Ainda predomina o modelo de atenção baseado na demanda espontânea. Conclusão O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica significou o momento de maior possibilidade de superação do atual modelo, com a instauração de novas formas de organizar o trabalho, de produzir, registrar informações, de planejar e implantar as ações. O controle social praticamente inexiste
Subject: Saúde Coletiva
Saúde Pública
Trabalho
Saúde bucal
language: eng
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/1981-863720170002000083354
URI: http://hdl.handle.net/1843/64314
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rgo/a/QDvqqGryBgxz4vGJwpns7Rs/?lang=en
metadata.dc.relation.ispartof: RGO - Revista Gaúcha de Odontologia
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