Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/64564
Tipo: Dissertação
Título: Perspectivas ocupacionais de jovens com transtorno do espectro do autismo concluintes do ensino médio
Autor(es): Isabela Corrêa Borges
Primeiro Orientador: Adriana de França Drummond
Primeiro Coorientador: Ana Amélia Cardoso Rodrigues
Primeiro membro da banca : Rafael Coelho Magalhães
Segundo membro da banca: Maria Luiza Magalhães Nogueira
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado pela dificuldade na interação social, pela presença de padrões repetitivos de comportamento e de interesse que afetam a funcionalidade do indivíduo. A literatura apresenta estudos sobre as perspectivas futuras de pessoas com deficiência intelectual, dos cuidadores das pessoas com TEA acerca do seu futuro, das vivências familiares da pessoa com TEA e diversos estudos com o público infantil. No entanto, percebe-se que as perspectivas dos próprios jovens com TEA não são exploradas. Este estudo tem como objetivo conhecer as perspectivas ocupacionais dos jovens com TEA após a conclusão do Ensino Médio. Trata-se de um estudo qualitativo transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa de Seres Humanos (CAAE), na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco jovens com TEA concluintes ou que concluíram há um ano o ensino médio, com idade entre dezesseis e dezoito anos, sendo três do sexo masculino e dois do feminino, de diferentes cidades da região Sudeste do Brasil, em formato online por meio da plataforma Google Meet®. As entrevistas foram tratadas por meio da análise de conteúdo. Os participantes apresentaram perspectivas ocupacionais de estudo e trabalho semelhantes aos jovens com desenvolvimento neurotípico, almejando ingressar no ensino superior e no trabalho com incertezas acerca das escolhas dos cursos universitários. As perspectivas apresentadas são influenciadas pelas vivências escolares exitosas ou não, pelo apoio familiar e influência materna. Em relação aos relacionamentos amorosos, os jovens demonstraram insegurança e despreparo para habilidades relacionais, vislumbrando para o futuro o início de namoros. O acesso a esses/essas jovens demandou um tempo grande para aproximação com a pesquisadora e foi marcado pela presença das mães como mediadoras para garantir a segurança e conforto dos/das participantes, uma vez que a pesquisadora era uma figura desconhecida aos participantes. Esses dados revelam que os/as estudantes com TEA que conseguem alcançar o ensino médio e, portanto, se encaixam no perfil de menor demanda de suporte, apresentam, cognitivamente, condições de projetar continuidade de estudos e inserção no trabalho, mas apresentam dificuldades relacionais que dificultam ou impedem a entrada em diferentes tipos de relacionamentos.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized by difficulty in social interaction, the presence of repetitive patterns of behavior and interest that affect the individual's functionality. The literature presents studies on the future perspectives of people with about intellectual disabilities, caregivers of people with ASD about their future, the familyexperiences of people with ASD and several studies with children. However, it is clear that the perspectives of youth with ASD themselves are not explored. This study aims to understand the occupational perspectives of youth with ASD after completing high school. This is a cross-sectional qualitative study, approved by the Human Research Ethics Committee, in which semi-structured interviews were carried out with five young people with ASD who were completing or who completed high school a year ago, aged between sixteen and eighteen years old, three males and two females, from different cities in the Southeast region of Brazil, in an online format by the Meet platform. The interviews underwent content analysis. Participants articulated occupational perspectives on study and work akin to young individuals with neurotypical development. Their aspirations included pursuing higher education and entering the workforce, but they expressed uncertainty regarding their choice of university courses. The perspectives presented are influenced by successful or unsuccessful school experiences, family support and maternal influence. In relation to romantic relationships, young people demonstrated insecurity and unpreparedness for relational skills, envisioning the beginning of dating relationships in the future. Access to these young people required a lot of time to approach the researcher and was marked by the presence of mothers as mediators to guarantee the safety and comfort of the participants, since the researcher was an unknown figure to the participants. These data reveal that students with ASD who manage to reach high school and, therefore, fit the profile of lower demand for support, are cognitively able to project continuity of studies and insertion into work, but present relationaldifficulties that make it difficult or prevent entry into different types of relationships.
Assunto: Transtorno do espectro autista
Ensino médio
Autismo - Estudo de caso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/64564
Data do documento: 13-Nov-2023
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