Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64564
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriana de França Drummondpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435978978480350pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ana Amélia Cardoso Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee1Rafael Coelho Magalhãespt_BR
dc.contributor.referee2Maria Luiza Magalhães Nogueirapt_BR
dc.creatorIsabela Corrêa Borgespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5709915288238931pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T17:38:51Z-
dc.date.available2024-02-23T17:38:51Z-
dc.date.issued2023-11-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/64564-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is characterized by difficulty in social interaction, the presence of repetitive patterns of behavior and interest that affect the individual's functionality. The literature presents studies on the future perspectives of people with about intellectual disabilities, caregivers of people with ASD about their future, the familyexperiences of people with ASD and several studies with children. However, it is clear that the perspectives of youth with ASD themselves are not explored. This study aims to understand the occupational perspectives of youth with ASD after completing high school. This is a cross-sectional qualitative study, approved by the Human Research Ethics Committee, in which semi-structured interviews were carried out with five young people with ASD who were completing or who completed high school a year ago, aged between sixteen and eighteen years old, three males and two females, from different cities in the Southeast region of Brazil, in an online format by the Meet platform. The interviews underwent content analysis. Participants articulated occupational perspectives on study and work akin to young individuals with neurotypical development. Their aspirations included pursuing higher education and entering the workforce, but they expressed uncertainty regarding their choice of university courses. The perspectives presented are influenced by successful or unsuccessful school experiences, family support and maternal influence. In relation to romantic relationships, young people demonstrated insecurity and unpreparedness for relational skills, envisioning the beginning of dating relationships in the future. Access to these young people required a lot of time to approach the researcher and was marked by the presence of mothers as mediators to guarantee the safety and comfort of the participants, since the researcher was an unknown figure to the participants. These data reveal that students with ASD who manage to reach high school and, therefore, fit the profile of lower demand for support, are cognitively able to project continuity of studies and insertion into work, but present relationaldifficulties that make it difficult or prevent entry into different types of relationships.pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado pela dificuldade na interação social, pela presença de padrões repetitivos de comportamento e de interesse que afetam a funcionalidade do indivíduo. A literatura apresenta estudos sobre as perspectivas futuras de pessoas com deficiência intelectual, dos cuidadores das pessoas com TEA acerca do seu futuro, das vivências familiares da pessoa com TEA e diversos estudos com o público infantil. No entanto, percebe-se que as perspectivas dos próprios jovens com TEA não são exploradas. Este estudo tem como objetivo conhecer as perspectivas ocupacionais dos jovens com TEA após a conclusão do Ensino Médio. Trata-se de um estudo qualitativo transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa de Seres Humanos (CAAE), na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco jovens com TEA concluintes ou que concluíram há um ano o ensino médio, com idade entre dezesseis e dezoito anos, sendo três do sexo masculino e dois do feminino, de diferentes cidades da região Sudeste do Brasil, em formato online por meio da plataforma Google Meet®. As entrevistas foram tratadas por meio da análise de conteúdo. Os participantes apresentaram perspectivas ocupacionais de estudo e trabalho semelhantes aos jovens com desenvolvimento neurotípico, almejando ingressar no ensino superior e no trabalho com incertezas acerca das escolhas dos cursos universitários. As perspectivas apresentadas são influenciadas pelas vivências escolares exitosas ou não, pelo apoio familiar e influência materna. Em relação aos relacionamentos amorosos, os jovens demonstraram insegurança e despreparo para habilidades relacionais, vislumbrando para o futuro o início de namoros. O acesso a esses/essas jovens demandou um tempo grande para aproximação com a pesquisadora e foi marcado pela presença das mães como mediadoras para garantir a segurança e conforto dos/das participantes, uma vez que a pesquisadora era uma figura desconhecida aos participantes. Esses dados revelam que os/as estudantes com TEA que conseguem alcançar o ensino médio e, portanto, se encaixam no perfil de menor demanda de suporte, apresentam, cognitivamente, condições de projetar continuidade de estudos e inserção no trabalho, mas apresentam dificuldades relacionais que dificultam ou impedem a entrada em diferentes tipos de relacionamentos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Ocupaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjecttranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectperspectivas ocupacionaispt_BR
dc.subjectjovenspt_BR
dc.subjectensino médiopt_BR
dc.subject.otherTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherAutismo - Estudo de casopt_BR
dc.titlePerspectivas ocupacionais de jovens com transtorno do espectro do autismo concluintes do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabela Corrêa Borges.pdfDissertação1.02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons