Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/64717
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Perícia médica de servidores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais: análise do registro do resultado e possibilidades |
Authors: | Jailson Rodrigues de Oliveira |
First Advisor: | Tiago Alves Schieber de Jesus |
First Referee: | Ricardo Augusto Oliveira Santos |
Second Referee: | Pablo de Oliveira Andrade |
Abstract: | Este artigo aborda a expansão do atendimento na rede educacional, foco crítico na qualidade dos serviços ofertados. Destaca-se a carga excessiva de trabalho enfrentada pelos profissionais da educação básica, especialmente os desafios relacionados às tarefas de docência realizadas pelos professores da SEE. A pesquisa, centrada no trabalho dos professores, fundamenta-se na reflexão de Minhoto et al (2021), que identifica uma situação precária observada nos professores brasileiros, com reflexos globais. A recente divulgação do estudo comparativo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022 reitera as dificuldades dos estudantes brasileiros em atingir os requisitos mínimos da educação básica e os desafios enfrentados por países considerados exemplos de desenvolvimento educacional. O aspecto crucial abordado é a deterioração da saúde mental dos professores e seus impactos. Apesar de esta problemática também afetar os funcionários administrativos do sistema educacional. A pesquisa utiliza evidências como licenças médicas, readaptações e afastamentos definitivos para destacar a gravidade do adoecimento dos professores. A avaliação da capacidade para o trabalho, conduzida pela SCPMSO, revela dados numéricos significativos sobre o impacto dos diagnósticos na situação dos professores em Minas Gerais. Por fim, o artigo destaca a importância de abordar os efeitos nos servidores da SEE, especialmente no Quadro do Magistério, propondo intervenções com ferramentas de gestão eficientes para reorganizar as atividades laborais, preservar o ambiente de trabalho para garantir as melhores condições para realização das atividades das unidades escolares. O enfrentamento efetivo do adoecimento dos professores deve se tornar uma prioridade central no planejamento para funcionamento das escolas. |
Subject: | Administração Gestão pública |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gestão Pública |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/64717 |
Issue Date: | 11-Nov-2023 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Pública |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL - APOS CORRECAO BANCA - 08-12-23 RETORNO E-MAIL 14-12-2023 - REENVIADO 17-12-2023 - FICHA CATALOGRAFICA ANEXADA 22-01-2024.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.