Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64719
Type: Artigo de Periódico
Title: Educação permanente na formação de gestores: desenvolvimento de referências técnicas municipais
Other Titles: Permanent education in the training of managers: development of municipal technical references
Educación permanente en la formación de directores: desarrollo de referencias técnicas municipales
Authors: Katia Ferreira Costa Campos
Ana Paula de Lima Bezerra
Fernanda Gonçalves de Souza
Vanessa de Almeida
Abstract: Objetivo: o objetivo desse estudo é relatar a experiência proporcionada durante a disciplina Tópicos em Saúde III - Gestão da Educação Permanente em Saúde, como optativa do curso de Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais, contando com a participação de discentes e de profissionais dos serviços de saúde. Fundamentação teórica: A importância da Educação Permanente em Saúde (EPS) para a melhoria do cotidiano do trabalho é evidente, mas a EPS ainda é pouco articulada nas ações, sendo um desafio na área da saúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Resultados: Constatou-se a satisfação e avaliações positivas por parte dos discentes e profissionais participantes que puderam compreender e consolidar conhecimentos sobre EPS no dia a dia da gestão e das práticas assistenciais. Conclusão: Espera-se que este trabalho estimule reflexões sobre a importância de se associar teoria e prática no âmbito da EPS, possibilitando o aprendizado baseado na realidade da gestão e a melhoria do trabalho em saúde.
Abstract: Objective: the objective of this study is to report the experience provided during the subject Health Topics III - Management of Continuing Education in Health, as an option for the Health Services Management course at the Federal University of Minas Gerais, with the participation of students and of health service professionals. Theoretical foundation: The importance of Continuing Education in Health (EPS) to improve daily work is evident, but EPS is still poorly articulated in actions, being a challenge in the health area. Method: This is a descriptive study of the experience report type. Results: There was satisfaction and positive evaluations by the participating students and professionals who were able to understand and consolidate knowledge about EPS in the daily management and care practices. Conclusion: It is hoped that this work will stimulate reflections on the importance of associating theory and practice in the context of EPS, enabling learning based on the reality of management and the improvement of health work.
Subject: Saúde pública
Atenção Primária à Saúde
Administração hospitalar
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21450/rahis.v19i1.7449
URI: http://hdl.handle.net/1843/64719
Issue Date: 22-Apr-2022
metadata.dc.url.externa: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/rahis/article/view/7449
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.