Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/64724
Type: Artigo de Periódico
Title: A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas
Other Titles: Ombudsman’s experience in Psychosocial Care Centers for alcohol/drugs
La experiencia de la audiencia en un Centro de Atención Psicosocial alcohol/drogas
Authors: Marina Nolli Bittencourt
Diúlia Cristina Pantoja de Oliveira
Ruan Patrick de Oliveira Souza
José Luís da Cunha Pena
Paulo Victor Das Neves Pantoja
Maria Odete Pereira
Abstract: Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar as críticas, elogios e sugestões dos usuários, familiares e trabalhadores, colocadas na Ouvidoria de um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras drogas (CAPS ad). Método: Estudo realizado no CAPS ad de Macapá-AP no período de agosto a dezembro de 2016, por meio da análise temática de conteúdo das fichas depositadas na ouvidoria, recém implantada no serviço, contendo críticas, elogios e sugestões de usuários, familiares, e trabalhadores do CAPS ad. Resultados: Observou-se a insatisfação com a infraestrutura do CAPS ad, e com as relações construídas entre usuários e profissionais, além disso, foram apresentadas sugestões de oficinas, e de melhora na construção do Projeto Terapêutico Singular. Considerações finais: Conclui-se sobre a necessidade de a equipe multidisciplinar colocar em prática a real atenção psicossocial no serviço, e que a gestão auxilie na melhora do local do serviço, e na proposição de capacitações à essa equipe.
Abstract: Objective: The objective of the study was to analyze criticisms, compliments and suggestions of users, family and workers, placed in an Ombudsman of a Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (Psychosocial Care Centers for Alcohol and Other Drugs - CAPS ad). Method: A study carried out in the CAPS ad of Macapá-AP from August to December 2016, through the thematic content analysis of the files deposited in the ombudsman, recently introduced in the service, containing criticisms, compliments and suggestions from users, family members, and CAPS ad. Results: It was observed the dissatisfaction with the infrastructure of the CAPS ad, and with the relationships built between users and professionals, in addition, suggestions were given of workshops, and improvement in the development of the Projeto Terapêutico Singular (freely translated as Unique Therapeutic Project). Final considerations: It is concluded that the multidisciplinary team needs to put in practice the real psychosocial care in the service, and that the management helps in the improvement of the service’s place, and in the proposal of qualifications to this team.
Subject: Defesa do paciente
Centros de tratamento de abuso de substâncias
Serviços de saúde mental
Alcoolismo
Transtornos relacionados ao uso de substâncias
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0924
URI: http://hdl.handle.net/1843/64724
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/reben/a/qz36QPThGDqqqDmCqWC7kNq/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Revista brasileira de enfermagem
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool_drogas.pdf164.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.