Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/65349
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Evasão escolar: análise dos índices de 2020 a 2022 na Regional de Barbacena
Autor(es): Leda Maria Rodrigues
Primeiro Orientador: Daniel Francisco Bastos Monteiro
Primeiro membro da banca : Marlusa de Sevilha Gosling
Segundo membro da banca: Ricardo Augusto Oliveira Santos
Resumo: Este trabalho resulta de pesquisa bibliográfica e análise de dados sobre a evasão escolar no ensino médio. Trata-se de resultado de observação através de acompanhamento pedagógico realizado com as escolas selecionadas, análise de artigos científicos relacionados ao tema, assim como análise de dados educacionais obtidos em plataformas públicas entre os anos de 2020 a 2022. Buscou-se identificar as causas e os desafios da evasão escolar. Foram selecionadas através de amostra aleatória intencional cinco escolas, localizadas em cinco municípios pertencentes à circunscrição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena. Identificamos alguns fatores que levam à evasão escolar e possíveis estratégias de enfrentamento. Traçamos um panorama específico da realidade de cada escola, considerando suas particularidades, localização e perfil dos alunos, a fim de propor ações que possam contribuir com o combate à evasão. Palavras-chave: evasão escolar; ensino médio
Abstract: This work results from bibliographical research and data analysis on school dropout in high school. This is the result of observation through pedagogical monitoring carried out with selected schools, analysis of scientific articles related to the topic, as well as analysis of educational data obtained on public platforms between the years 2020 and 2022. We sought to identify the causes and the challenges of school dropout. Five schools were selected through an intentional random sample, located in five municipalities belonging to the district of the Regional Education Superintendency of Barbacena. We identified some factors that lead to school dropout and possible coping strategies. We draw a specific panorama of the reality of each school, considering its particularities, location and student profile, in order to propose actions that can contribute to combating dropout rates. Keywords: school; dropouthigh school.
Assunto: Administração
Gestão Pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/65349
Data do documento: 28-Set-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Versão Final .pdf594.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons