Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/65359
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Abordagens do brincar em cursos de graduação na área da saúde: educação física, fisioterapia e terapia ocupacional
Título(s) alternativo(s): Approaches to playing in undergraduate courses in the area of health: physical education, physiotherapy and occupational therapy
Autor(es): Marcos Filipe Guimarães Pinheiro
Christianne Luce Gomes
Resumen: Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira o brincar é abordado nos cursos de graduação em Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental. Para a Educação Física, o brincar é observado como linguagem humana e a partir de suas contribuições para a formação humana e para o aprendizado e treinamento de modalidades esportivas. Já na Fisioterapia há um viés terapêutico, voltado para reabilitação, em que o brincar é tratado como ferramenta utilizada em alguns momentos do tratamento fisioterápico. A Terapia Ocupacional considera o brincar como atividade, ocupação humana, além de meio médico/terapêutico.
Abstract: This research aimed to understand how playing is approached in Physical Education, Physiotherapy and Occupational Therapy undergraduate courses at UFMG. Bibliographic and document research was conducted. In Physical Education, playing is seen as human language and based on its contributions to human development, learning and sports training. In Physiotherapy there is therapeutic bias, strictly focused on rehabilitation, and playing is only a tool used a few times. Occupational therapy sees play as an activity, as human occupation, as well as a medical/therapeutic medium.
Asunto: Lazer
Educação
Brincadeiras
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55774
URI: http://hdl.handle.net/1843/65359
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/55774
metadata.dc.relation.ispartof: Movimento
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ABORDAGENS DO BRINCAR EM CURSOS DE.pdf764.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.