Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/65359
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Abordagens do brincar em cursos de graduação na área da saúde: educação física, fisioterapia e terapia ocupacional
Título(s) alternativo(s): Approaches to playing in undergraduate courses in the area of health: physical education, physiotherapy and occupational therapy
Autor(es): Marcos Filipe Guimarães Pinheiro
Christianne Luce Gomes
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira o brincar é abordado nos cursos de graduação em Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental. Para a Educação Física, o brincar é observado como linguagem humana e a partir de suas contribuições para a formação humana e para o aprendizado e treinamento de modalidades esportivas. Já na Fisioterapia há um viés terapêutico, voltado para reabilitação, em que o brincar é tratado como ferramenta utilizada em alguns momentos do tratamento fisioterápico. A Terapia Ocupacional considera o brincar como atividade, ocupação humana, além de meio médico/terapêutico.
Abstract: This research aimed to understand how playing is approached in Physical Education, Physiotherapy and Occupational Therapy undergraduate courses at UFMG. Bibliographic and document research was conducted. In Physical Education, playing is seen as human language and based on its contributions to human development, learning and sports training. In Physiotherapy there is therapeutic bias, strictly focused on rehabilitation, and playing is only a tool used a few times. Occupational therapy sees play as an activity, as human occupation, as well as a medical/therapeutic medium.
Assunto: Lazer
Educação
Brincadeiras
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55774
URI: http://hdl.handle.net/1843/65359
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/55774
metadata.dc.relation.ispartof: Movimento
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABORDAGENS DO BRINCAR EM CURSOS DE.pdf764.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.