Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65773
Type: Artigo de Periódico
Title: Formação de professores de línguas: games, gamificação e cultura maker
Other Titles: Language teacher training: Games, gamification and maker culture
Authors: Ana Cristina Fricke Matte
Geraldo José Rodrigues Liska
Silvane Aparecida Gomes
Abstract: O objetivo deste trabalho é discutir o uso de jogos digitais, gamificação e cultura maker no processo de ensino e aprendizagem de línguas, com o intuito de oferecer subsídios a escolas e professores para a solução de problemas no âmbito da aprendizagem, a partir de aspectos como ludicidade, interatividade e explicitação de valores, presentes nessas ferramentas. A discussão se baseia num escopo interdisciplinar: análise da comunicação tecnologicamente mediada, uso de tecnologias e gamificação junto à metodologia ativa no uso da sala de aula invertida, estudos do espaço colaborativo para a aprendizagem e estudos dos letramentos. Tendo como meta a prática, analisamos algumas ferramentas, tais como criadores de caça-palavras, palavras-cruzadas, jogos da forca e tirinhas, apresentando seus aspectos técnicos e seus mecanismos, tais como layout, interatividade, diversão e jogabilidade, associados às habilidades de linguagens na BNCC (BRASIL, 2017).
Abstract: The aim of this work is to discuss the use of digital games, gamification and maker culture in the language teaching and learning process, with the aim of offering subsidies to schools and teachers to solve problems in the context of learning, based on aspects such asludicity, interactivity and explanation of values, present in these tools. The discussion is based on an interdisciplinary scope: analysis of communication technologically mediated, use of technologies and gamification together with the active methodology in the use of the inverted classroom, studies of the collaborative space for learning and studies of literacies. Having practice in mind, we analyze some tools, such as word search creators, crosswords, hangman games and cartoons, presenting their technical aspects and mechanisms, such as layout, interactivity, fun and playability, associated with the skills of languages at BNCC (BRASIL, 2017).
Subject: Professores - Formação
Aprendizagem
Gamificação
Tecnologia educacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n86p55-67
URI: http://hdl.handle.net/1843/65773
Issue Date: 29-Dec-2022
metadata.dc.relation.ispartof: Leitura: Teoria & Prática
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formação de professores de línguas games, gamificação e cultura maker.pdf425.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.