Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/66120
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Produção de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa no ensino superior
Título(s) alternativo(s): Production of educational resources for teaching Portuguese in higher education
Autor(es): Daniervelin Renata Marques Pereira
Thaís Fernanda Viana Batista
Resumo: Este artigo tem como finalidade a análise de três materiais didáticos produzidos para a disciplina online Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos, ofertada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil. Nesta análise, buscou-se analisar qualitativamente a elaboração dos materiais tendo em vista as especificidades da modalidade de Educação a Distância e o ensino de tópicos gramaticais no contexto do letramento acadêmico. Para isso, foram definidos como eixos de análise as categorias: recursos multimodais; estratégias linguísticas, discursivas e pedagógicas; recursos tecnológicos e concepções de gramática. Identificaram-se, como resultado, aspectos a melhorar, como a predominância de abordagem tradicional da gramática, mas também aspectos positivos, como a diversidade no uso de linguagens e nos modos de leitura e resposta esperados. Com base nos resultados, propuseram-se algumas características que podem contribuir na revisão dos materiais e também para a reflexão sobre a produção de recursos educacionais no contexto de ensino de língua portuguesa a distância.
Abstract: The purpose of this article is to analyze three didactic materials produced for the online discipline Portuguese Language Workshop: Text Reading and Production, offered by the Faculdade de Letras of Universidade Federal de Minas Gerais, in Brazil. In this analysis, we seek to qualitatively analyze the elaboration of the materials considering the specificities of the Distance Education modality and the teaching of grammatical topics in the academic literacy context. For this, categories were defined as axes of analysis: multimodal resources; linguistic, discursive and pedagogical strategies; technological resources, and grammar conceptions. As a result, aspects to be improved were identified, such as the predominance of the traditional approach to grammar, and others that constitute good achievements, such as the diversity in the use of languages and in the expected way of reading and responding. Based on the results, we propose some characteristics that can contribute to the revision of the materials and also to the reflection about the production of educational resources in the context of distance Portuguese teaching.
Assunto: Ensino a distância
Ensino superior
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Material didático
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.25267/Hachetetepe.2022.i25.2205
URI: http://hdl.handle.net/1843/66120
Data do documento: 20-Set-2022
metadata.dc.relation.ispartof: Hachetetepé: Revista Científica de Educación y Comunicación
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa no ensino superior.pdf2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.