Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/66910
Tipo: Artigo de Evento
Título: O compositor na educação musical infantil: abrindo possibilidades para a expressão musical da criança
Título(s) alternativo(s): The composer in early musical education: opening possibilities for children’s musical expression
Autor(es): Carlos Freitas
Betânia Parizzi
Angelita Maria Vander Broock Schultz
Resumen: Este artigo é parte de pesquisa de mestrado em andamento cujo objetivo é investigar as relações entre recursos da Composição utilizados na Educação Musical Infantil e a expressão musical de crianças de 4 e 5 anos. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório, onde crianças de 4 e 5 anos estão sendo expostas a elementos composicionais, durante 20 aulas. As cenas mais significativas serão selecionadas por tipicidade e oportunidade e analisadas por compositores e educadores musicais, com vistas a comparar a expressão musical das crianças (vocal, corporal e instrumental) no início e no final da pesquisa. O referencial teórico integra obras de Delalande (2019), Gordon (2013), Britto, (2003), Koellreutter (2015), Parizzi (2009), Schafer (1991), Swanwick (1979), Hargreaves (1998) e Papousek (1999). Este texto apresenta resultados preliminares da análise de dois vídeos de uma mesma criança participante da pesquisa, a partir de um piloto que testou a metodologia adotada.
Abstract: This article is part of a master's research in progress whose objective is to investigate the relation between the use of Composition resources in Early Childhood Music Education and the musical expression of 4 and 5 year old children. It’s an exploratory qualitative research, where children this age are being exposed to compositional elements during 20 classes. The most signiicant scenes will be selected by typicality and opportunity and analyzed by composers and music educators to compare children's musical expression (vocal, corporal and instrumental) at the beginning and end of the research. The theoretical framework includes works by Delalande (2019), Gordon (2013), Britto, (2003), Koellreutter (2015), Parizzi (2009), Schafer (1991), Swanwick (1979), Hargreaves (1998) and Papousek (1999). This text presents preliminary results of the analysis of two videos of the same child, based on a pilot that tested the adopted methodology.
Asunto: Educação musical - Criança
Composição (Música)
Música - Instrução e estudo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/66910
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://musica.ufmg.br/nasnuvens/wp-content/uploads/sites/5/2022/12/47-O-compositor-na-educacao-musical-infantil-abrindo-possibilidades-para-a-expressao-musical-da-crianca.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Nas Nuvens... Congresso de Música
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O compositor na educação musical infantil_ abrindo possibilidades para a expressão musical da criança.pdf947.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.