Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/67146
Type: Monografia (especialização)
Title: Projeto fanfiquei: caminhos da leitura e escrita
Authors: Marcus Vinícius Soares da Costa
First Advisor: Ronaldo Corrêa Gomes Junior
First Referee: Luciana de Oliveira Silva
Second Referee: Marina Morena dos Santos e Silva
Abstract: A época em que o Brasil viveu a pandemia da Covid-19 trouxe grandes desafios para o processo de ensino e aprendizagem. Nos anos posteriores foi possível perceber a queda no desempenho escolar dos alunos. Pensando nisso, este projeto tem como objetivo buscar ferramentas para contornar essa problemática a fim de aprimorar as habilidades de leitura e de escrita por meio de uma sequência de atividades baseadas nos conceitos dos letramentos literário e digital e do processo de escrita de fanfics. O projeto destina-se a estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, no entanto pode ser adaptado para outras etapas de ensino. As etapas do projeto consistem basicamente em momentos de reflexão sobre os estudos, sobre a vida literária do aluno, oficinas de ferramentas tecnológicas, escrita e publicação da história criada pelos estudantes. Por ser um projeto idealizado em um curso de especialização, não se tem ainda os resultados, mas espera-se que com ele seja possível que os discentes consigam aprimorar a leitura e escrita, auxiliando, assim, no avanço do processo de ensino e aprendizagem.
Subject: Linguagem – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/67146
Issue Date: 2-Feb-2024
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROJETO FANFIQUEI caminhos da leitura e escrita.pdf4.54 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons