Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/67489
Type: Dissertação
Title: Possibilidades para o ensino de leitura e escrita para pessoas idosas no Ensino Fundamental II - CESEC
Other Titles: Possibilities for teaching reading and writing for elderly people in Elementary Education II - CESEC
Authors: Alysson Faria Fialho
First Advisor: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
First Referee: Leiva de Figueiredo Viana Leal
Second Referee: Michelle Nogueira Lara Prado
Abstract: Motivado pelas vivências que tenho na EJA (Educação de Jovens e adultos) e pelo desejo de contribuir para a ampliação da pesquisa acadêmica envolvendo o público idoso, especificamente, tenho como objetivo, nesta dissertação, a proposição de oficinas que possam melhorar a proficiência em leitura e escrita dos alunos da EJA no ensino fundamental II – 6º ao 9º ano, mais especificamente na modalidade semipresencial do CESEC (Centro Estadual de Educação Continuada). Tal proposta visa refletir sobre as possibilidades de aprendizagem da pessoa idosa e sugerir práticas que levem os estudantes idosos a desenvolverem suas capacidades de escrita, exercitando-as, primeiramente, com práticas de leitura protocolada, realizando comandos que requerem inferências textuais, com compreensão da estrutura de textos e, posteriormente, investindo em técnicas de produção de textos (inicialmente, com atividades de escrita simples e, na produção final, a redação de um texto no gênero “relato pessoal”), com a finalidade de diminuir suas possíveis dificuldades e melhorar a qualidade de sua escrita. O arcabouço teórico dessa dissertação foi composto por Freire (1989; 1991; 1996), Soares (2004, 2006, 2020); Patto (2008); Alheit & Dausien (2006); Yuni & Urbano (2009) e Knowles (1970) – em estudos sobre a EJA e sobre as possibilidades de aprendizagem para adultos e idosos; e BAKHTIN (2000); Solé (1998); Kleiman (1992, 2002 e 2013); e Leal (2000, 2018) – em estudos sobre estratégias e protocolos de leitura e escrita.
Abstract: Motivated by the experiences I have in EJA (youth and adult education) and for the desire to contribute to the expansion of academic research involving the elderly public, specifically, I have as objective in this dissertation the proposition of workshops that can improve the reading and writing proficiency of elderly students from in elementary school II - 6th to 9th grade, more specifically in the “blended learning” teaching modality of CESEC (State Center for Continuing Education). This proposal aims to reflect on the learning possibilities of the elderly and suggest practices that lead older students to develop their writing abilities, exercising them, primarily, with protocol reading practices, performing commands that require textual inferences, with understanding of the structure of texts and, posteriorly, investing in text production techniques (initially, with simple writing activities and, in the final production, writing a text in the genre “personal report”), in order to reduce their possible difficulties and improve the quality of their writing. The theoretical framework of this dissertation was composed by Freire, Soares, Patto, Alheit & Dausien; Yuni & Urbano and Knowles (1970) – in research on EJA and about learning possibilities for adults and the elderly; and Bakhtin, Solé, Kleiman, and Leal – in research about reading and writing strategies and protocols.
Subject: Leitura para idosos
Escrita para idosos
Ensino fundamental II
Educação adultos Cesec
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/67489
Issue Date: 8-Mar-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.