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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O papel da prática como componente curricular na formação inicial de professores de química: possibilidades de inovação didático-pedagógica
Título(s) alternativo(s): The role of Practice as a Curricular Component in Initial Training of Chemistry Teachers: possibilities of didactical and pedagogical innovation
Autor(es): Amadeu Moura Bego
Ricardo Castro Oliveira
Roberta Guimarães Corrêa
Resumen: O objetivo deste artigo é discutir a importância e os fundamentos da Prática como Componente Curricular (PCC) e contribuir para as reestruturações de Cursos de Licenciatura, em função do advento das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Apresentam-se as concepções e as vivências desenvolvidas para esse componente curricular no Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de São Paulo, campus Catanduva. A concepção da PCC como elemento transversal com a distribuição de sua carga horária em disciplinas específicas e pedagógicas, ao longo do curso, permitiu a realização de projetos interdisciplinares que propiciaram o desenvolvimento de competências relacionadas à formação do professor de Química, em particular, o aperfeiçoamento do uso da língua portuguesa, das tecnologias da informação e comunicação e a capacidade comunicativa oral e escrita.
Abstract: This article aims to discuss the importance and the foundations of Practice as a Curricular Component (PCC) and contribute to the restructuring of licentiates’ courses due to the advent of the new National Curricular Guidelines to Teachers Training. It presents the conceptions and experiences developed for this discipline in the degree of Licentiate in Chemistry Federal Institute of São Paulo, Catanduva campus. The conception of PCC as a transversal element with its hours distributed in specific and pedagogical subjects throughout the course allowed the execution of interdisciplinary projects that propitiated the development of competences related to the training of Chemistry teachers, in particular, the improvement of Portuguese language usage, information and communication technology usage as well as oral and written communication skills.
Asunto: Participação no planejamento curricular
Química - Formação de professores
Planejamento educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160082
URI: http://hdl.handle.net/1843/67530
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://qnesc.sbq.org.br/edicao.php?idEdicao=71
metadata.dc.relation.ispartof: Química Nova na Escola
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