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http://hdl.handle.net/1843/67530
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O papel da prática como componente curricular na formação inicial de professores de química: possibilidades de inovação didático-pedagógica |
Título(s) alternativo(s): | The role of Practice as a Curricular Component in Initial Training of Chemistry Teachers: possibilities of didactical and pedagogical innovation |
Autor(es): | Amadeu Moura Bego Ricardo Castro Oliveira Roberta Guimarães Corrêa |
Resumen: | O objetivo deste artigo é discutir a importância e os fundamentos da Prática como Componente Curricular (PCC) e contribuir para as reestruturações de Cursos de Licenciatura, em função do advento das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Apresentam-se as concepções e as vivências desenvolvidas para esse componente curricular no Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de São Paulo, campus Catanduva. A concepção da PCC como elemento transversal com a distribuição de sua carga horária em disciplinas específicas e pedagógicas, ao longo do curso, permitiu a realização de projetos interdisciplinares que propiciaram o desenvolvimento de competências relacionadas à formação do professor de Química, em particular, o aperfeiçoamento do uso da língua portuguesa, das tecnologias da informação e comunicação e a capacidade comunicativa oral e escrita. |
Abstract: | This article aims to discuss the importance and the foundations of Practice as a Curricular Component (PCC) and contribute to the restructuring of licentiates’ courses due to the advent of the new National Curricular Guidelines to Teachers Training. It presents the conceptions and experiences developed for this discipline in the degree of Licentiate in Chemistry Federal Institute of São Paulo, Catanduva campus. The conception of PCC as a transversal element with its hours distributed in specific and pedagogical subjects throughout the course allowed the execution of interdisciplinary projects that propitiated the development of competences related to the training of Chemistry teachers, in particular, the improvement of Portuguese language usage, information and communication technology usage as well as oral and written communication skills. |
Asunto: | Participação no planejamento curricular Química - Formação de professores Planejamento educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160082 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/67530 |
Fecha del documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | http://qnesc.sbq.org.br/edicao.php?idEdicao=71 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Química Nova na Escola |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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A formação inicial de professores de química sob o olhar dos coordenadores dos cursos (1).pdf | 209.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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