Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/67664
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Escrever na escola: para quem e por quê? |
Autor(es): | Karine Oliveira da Rocha |
Primeiro Orientador: | Aline Magalhães Pinto |
Primeiro membro da banca : | Isadora Saraiva Vianna |
Segundo membro da banca: | Breno Anderson Souza de Miranda |
Resumo: | Este estudo surge de algumas inquietações a respeito da escrita na escola, o lugar que ela ocupa no currículo escolar e as dificuldades que a envolvem, seja por falta de tempo, planejamento ou objetivos claros para a sua elaboração, ou até mesmo problemas de concepção teórica tais como o engessamento em um gênero textual específico: a redação, ou então em uma tipologia: a dissertativa-argumentativa. O ponto de partida para a escrita deste trabalho foi, portanto, uma pergunta bastante concreta: como estimular e desenvolver o interesse dos educandos em escrever diferentes textos na escola? A partir deste questionamento aliado ao desenvolvimento de uma prática didático-pedagógica que teve como foco a leitura e o compartilhamento de produções textuais feitas pelos estudantes entre eles mesmos, os educandos atuaram simultaneamente como autores e leitores de gêneros textuais diversos. Tal prática fez com que este trabalho atravessasse temas como a linguagem, a escrita, a autoria, a recepção leitora, a leitura compartilhada e a presença da subjetividade no desenvolvimento da escrita dos estudantes. Temas esses que aparecem entrelaçados ao objeto que se constituiu como central: os traços de autoria. |
Assunto: | Língua portuguesa – Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/67664 |
Data do documento: | 28-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MonografiaUFMG Karine Rocha.pdf | 521.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.