Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/67664
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Escrever na escola: para quem e por quê?
Autor(es): Karine Oliveira da Rocha
Primeiro Orientador: Aline Magalhães Pinto
Primeiro membro da banca : Isadora Saraiva Vianna
Segundo membro da banca: Breno Anderson Souza de Miranda
Resumo: Este estudo surge de algumas inquietações a respeito da escrita na escola, o lugar que ela ocupa no currículo escolar e as dificuldades que a envolvem, seja por falta de tempo, planejamento ou objetivos claros para a sua elaboração, ou até mesmo problemas de concepção teórica tais como o engessamento em um gênero textual específico: a redação, ou então em uma tipologia: a dissertativa-argumentativa. O ponto de partida para a escrita deste trabalho foi, portanto, uma pergunta bastante concreta: como estimular e desenvolver o interesse dos educandos em escrever diferentes textos na escola? A partir deste questionamento aliado ao desenvolvimento de uma prática didático-pedagógica que teve como foco a leitura e o compartilhamento de produções textuais feitas pelos estudantes entre eles mesmos, os educandos atuaram simultaneamente como autores e leitores de gêneros textuais diversos. Tal prática fez com que este trabalho atravessasse temas como a linguagem, a escrita, a autoria, a recepção leitora, a leitura compartilhada e a presença da subjetividade no desenvolvimento da escrita dos estudantes. Temas esses que aparecem entrelaçados ao objeto que se constituiu como central: os traços de autoria.
Assunto: Língua portuguesa – Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/67664
Data do documento: 28-Nov-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MonografiaUFMG Karine Rocha.pdf521.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.