Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/67664
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aline Magalhães Pintopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9910639848117178pt_BR
dc.contributor.referee1Isadora Saraiva Viannapt_BR
dc.contributor.referee2Breno Anderson Souza de Mirandapt_BR
dc.creatorKarine Oliveira da Rochapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857841656329330pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-24T14:57:31Z-
dc.date.available2024-04-24T14:57:31Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/67664-
dc.description.resumoEste estudo surge de algumas inquietações a respeito da escrita na escola, o lugar que ela ocupa no currículo escolar e as dificuldades que a envolvem, seja por falta de tempo, planejamento ou objetivos claros para a sua elaboração, ou até mesmo problemas de concepção teórica tais como o engessamento em um gênero textual específico: a redação, ou então em uma tipologia: a dissertativa-argumentativa. O ponto de partida para a escrita deste trabalho foi, portanto, uma pergunta bastante concreta: como estimular e desenvolver o interesse dos educandos em escrever diferentes textos na escola? A partir deste questionamento aliado ao desenvolvimento de uma prática didático-pedagógica que teve como foco a leitura e o compartilhamento de produções textuais feitas pelos estudantes entre eles mesmos, os educandos atuaram simultaneamente como autores e leitores de gêneros textuais diversos. Tal prática fez com que este trabalho atravessasse temas como a linguagem, a escrita, a autoria, a recepção leitora, a leitura compartilhada e a presença da subjetividade no desenvolvimento da escrita dos estudantes. Temas esses que aparecem entrelaçados ao objeto que se constituiu como central: os traços de autoria.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectescrita, produção textual, autoriapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Aprendizagempt_BR
dc.titleEscrever na escola: para quem e por quê?pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MonografiaUFMG Karine Rocha.pdf521.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.