Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/67664
Type: Monografia (especialização)
Title: Escrever na escola: para quem e por quê?
Authors: Karine Oliveira da Rocha
First Advisor: Aline Magalhães Pinto
First Referee: Isadora Saraiva Vianna
Second Referee: Breno Anderson Souza de Miranda
Abstract: Este estudo surge de algumas inquietações a respeito da escrita na escola, o lugar que ela ocupa no currículo escolar e as dificuldades que a envolvem, seja por falta de tempo, planejamento ou objetivos claros para a sua elaboração, ou até mesmo problemas de concepção teórica tais como o engessamento em um gênero textual específico: a redação, ou então em uma tipologia: a dissertativa-argumentativa. O ponto de partida para a escrita deste trabalho foi, portanto, uma pergunta bastante concreta: como estimular e desenvolver o interesse dos educandos em escrever diferentes textos na escola? A partir deste questionamento aliado ao desenvolvimento de uma prática didático-pedagógica que teve como foco a leitura e o compartilhamento de produções textuais feitas pelos estudantes entre eles mesmos, os educandos atuaram simultaneamente como autores e leitores de gêneros textuais diversos. Tal prática fez com que este trabalho atravessasse temas como a linguagem, a escrita, a autoria, a recepção leitora, a leitura compartilhada e a presença da subjetividade no desenvolvimento da escrita dos estudantes. Temas esses que aparecem entrelaçados ao objeto que se constituiu como central: os traços de autoria.
Subject: Língua portuguesa – Aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/67664
Issue Date: 28-Nov-2022
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MonografiaUFMG Karine Rocha.pdf521.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.