Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68162
Type: Artigo de Periódico
Title: Estudantes surdos na escola comum: desafios para a educação bilíngue
Other Titles: Deaf students at the public school: challenges for bilingual education
Authors: Elayne Cristina Rocha Dias
Libéria Rodrigues Neves
Italo Rômulo Costa da Silva
Abstract: Este artigo aborda os desafios para uma educação bilíngue de estudantes surdos na escola comum. Apresenta considerações mediante os resultados de pesquisa desenvolvida em duas escolas públicas de Belo Horizonte – MG: duas circunstâncias de ensino-aprendizagem na área de Língua Portuguesa por parte de duas estudantes surdas no 5º ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se de observação direta do contexto e entrevistas curtas semiestruturadas. É possível afirmar que ambas as escolas ofereciam o conjunto do suporte previsto para o atendimento das alunas, entretanto, o trabalho parece ainda estar organizado numa perspectiva de adaptação do estudante surdo aos projetos pedagógicos, a partir do paradigma da surdez apenas enquanto deficiência. Percebeu-se o uso da Libras apenas como mediadora na aprendizagem da Língua Portuguesa; além da desconsideração das particularidades linguísticas dos estudantes surdos; bem como a desatenção com a construção e/ou afirmação de suas identidades. Confirma o quão estamos distantes de um ensino bilíngue e bicultural para os surdos na perspectiva da Educação Inclusiva.
Abstract: This article concerns the challenges of bilingual education for deaf students in the public school. It presents considerations based on the results of a research developed in two public schools in Belo Horizonte –MG, Brazil: two cases of teaching-learning processes in Portuguese Language area, by two deaf students in the 5th grade. The study made use of direct observation of the context and short semi-structured interviews. We can affirm that both schools offered the set of support provided for attending the students, however, the work still seems to be organized in a context of adaptation of deaf students to pedagogical projects, from the paradigm of deafness only as a disability. The use of Libras was perceived only as a mediator in the learning of the Portuguese Language; in addition without considering the linguistic particularities of deaf students; as well. the inattention to the construction and/or affirmation of their identities. It confirms how far we are from a bilingual and bicultural teaching for the deaf from the perspective of Inclusive Education.
Subject: Surdos
Língua brasileira de sinais
Língua portuguesa
Educação de pessoas com deficiência auditiva
Bilinguismo
Escola pública
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.53660/CONJ-445-501
URI: http://hdl.handle.net/1843/68162
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/445
metadata.dc.relation.ispartof: Conjecturas
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