Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/68169
Tipo: Artigo de Evento
Título: Trabalho colaborativo entre professores na Educação Especial: a dimensão da singularidade nos impasses da PNEEEI
Autor(es): Libéria Rodrigues Neves
Mônica Rahme
Resumen: Tendo em vista uma década de divulgação e implementação da PNEEEI, esta pesquisa-intervenção, de orientação psicanalítica, busca levantar impasses no trabalho colaborativo entre professores de sala regular e de atendimento educacional especializado (AEE). Para tanto, busca realizar a metodologia de conversação em três escolas da região da Grande Belo Horizonte (Minas Gerais) que apresentam uma infraestrutura considerada adequada, como: salas de AEE equipadas e localizadas no próprio prédio da escola; profissionais capacitados; tempos e espaços instituídos para reuniões e encontros entre os professores responsáveis por pelo menos um mesmo aluno. A investigação se encontra em desenvolvimento, tendo sido realizada em uma escola até o momento. A partir da sua implementação, pode-se indicar que a oferta da palavra aos sujeitos permite a formulação de saídas compartilhadas, a implicação dos sujeitos na constatação dos problemas, a construção de propostas de melhorias nas relações interpessoais e no diálogo sobre os desafios da inclusão. O estudo permite indicar, ainda, a importância de se considerar a subjetividade daqueles que efetivam a política pública, criando espaços para sua expressão na escola, no currículo dos cursos de licenciatura e de formação continuada de professores.
Asunto: Psicanálise
Trabalho coletivo
Educação inclusiva
Políticas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68169
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_17_12.
metadata.dc.relation.ispartof: Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Trabalho colaborativo entre professores na Educação Especial_ a dimensão da singularidade nos impasses da PNEEEI.pdf120.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.