Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/68169
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Trabalho colaborativo entre professores na Educação Especial: a dimensão da singularidade nos impasses da PNEEEI |
Autor(es): | Libéria Rodrigues Neves Mônica Rahme |
Resumo: | Tendo em vista uma década de divulgação e implementação da PNEEEI, esta pesquisa-intervenção, de orientação psicanalítica, busca levantar impasses no trabalho colaborativo entre professores de sala regular e de atendimento educacional especializado (AEE). Para tanto, busca realizar a metodologia de conversação em três escolas da região da Grande Belo Horizonte (Minas Gerais) que apresentam uma infraestrutura considerada adequada, como: salas de AEE equipadas e localizadas no próprio prédio da escola; profissionais capacitados; tempos e espaços instituídos para reuniões e encontros entre os professores responsáveis por pelo menos um mesmo aluno. A investigação se encontra em desenvolvimento, tendo sido realizada em uma escola até o momento. A partir da sua implementação, pode-se indicar que a oferta da palavra aos sujeitos permite a formulação de saídas compartilhadas, a implicação dos sujeitos na constatação dos problemas, a construção de propostas de melhorias nas relações interpessoais e no diálogo sobre os desafios da inclusão. O estudo permite indicar, ainda, a importância de se considerar a subjetividade daqueles que efetivam a política pública, criando espaços para sua expressão na escola, no currículo dos cursos de licenciatura e de formação continuada de professores. |
Assunto: | Psicanálise Trabalho coletivo Educação inclusiva Políticas públicas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68169 |
Data do documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_17_12. |
metadata.dc.relation.ispartof: | Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho colaborativo entre professores na Educação Especial_ a dimensão da singularidade nos impasses da PNEEEI.pdf | 120.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.