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http://hdl.handle.net/1843/68169
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Libéria Rodrigues Neves | pt_BR |
dc.creator | Mônica Rahme | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-10T00:08:49Z | - |
dc.date.available | 2024-05-10T00:08:49Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.issue | 39 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-2808 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/68169 | - |
dc.description.resumo | Tendo em vista uma década de divulgação e implementação da PNEEEI, esta pesquisa-intervenção, de orientação psicanalítica, busca levantar impasses no trabalho colaborativo entre professores de sala regular e de atendimento educacional especializado (AEE). Para tanto, busca realizar a metodologia de conversação em três escolas da região da Grande Belo Horizonte (Minas Gerais) que apresentam uma infraestrutura considerada adequada, como: salas de AEE equipadas e localizadas no próprio prédio da escola; profissionais capacitados; tempos e espaços instituídos para reuniões e encontros entre os professores responsáveis por pelo menos um mesmo aluno. A investigação se encontra em desenvolvimento, tendo sido realizada em uma escola até o momento. A partir da sua implementação, pode-se indicar que a oferta da palavra aos sujeitos permite a formulação de saídas compartilhadas, a implicação dos sujeitos na constatação dos problemas, a construção de propostas de melhorias nas relações interpessoais e no diálogo sobre os desafios da inclusão. O estudo permite indicar, ainda, a importância de se considerar a subjetividade daqueles que efetivam a política pública, criando espaços para sua expressão na escola, no currículo dos cursos de licenciatura e de formação continuada de professores. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_BR |
dc.subject | PNEEEI | pt_BR |
dc.subject.other | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject.other | Trabalho coletivo | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Trabalho colaborativo entre professores na Educação Especial: a dimensão da singularidade nos impasses da PNEEEI | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_17_12. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7818-4434 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2123-2989 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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Trabalho colaborativo entre professores na Educação Especial_ a dimensão da singularidade nos impasses da PNEEEI.pdf | 120.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
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