Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68169
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLibéria Rodrigues Nevespt_BR
dc.creatorMônica Rahmept_BR
dc.date.accessioned2024-05-10T00:08:49Z-
dc.date.available2024-05-10T00:08:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue39pt_BR
dc.identifier.issn2447-2808pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68169-
dc.description.resumoTendo em vista uma década de divulgação e implementação da PNEEEI, esta pesquisa-intervenção, de orientação psicanalítica, busca levantar impasses no trabalho colaborativo entre professores de sala regular e de atendimento educacional especializado (AEE). Para tanto, busca realizar a metodologia de conversação em três escolas da região da Grande Belo Horizonte (Minas Gerais) que apresentam uma infraestrutura considerada adequada, como: salas de AEE equipadas e localizadas no próprio prédio da escola; profissionais capacitados; tempos e espaços instituídos para reuniões e encontros entre os professores responsáveis por pelo menos um mesmo aluno. A investigação se encontra em desenvolvimento, tendo sido realizada em uma escola até o momento. A partir da sua implementação, pode-se indicar que a oferta da palavra aos sujeitos permite a formulação de saídas compartilhadas, a implicação dos sujeitos na constatação dos problemas, a construção de propostas de melhorias nas relações interpessoais e no diálogo sobre os desafios da inclusão. O estudo permite indicar, ainda, a importância de se considerar a subjetividade daqueles que efetivam a política pública, criando espaços para sua expressão na escola, no currículo dos cursos de licenciatura e de formação continuada de professores.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofReunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subjectPNEEEIpt_BR
dc.subject.otherPsicanálisept_BR
dc.subject.otherTrabalho coletivopt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.titleTrabalho colaborativo entre professores na Educação Especial: a dimensão da singularidade nos impasses da PNEEEIpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_17_12.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7818-4434pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2123-2989pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.