Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/68308
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Experiências das crianças no ambiente da educação infantil: uma análise interpretativa
Título(s) alternativo(s): Experiences of children in the environment of early childhood education: an interpretative analysis
Autor(es): Sandro Vinicius Sales dos Santos
Resumen: O artigo apresenta as formas como as crianças constroem sentidos às experiências vividas no interior de uma instituição de Educação Infantil. O estudo de caráter qualitativo utilizou as notas em caderno de campo e registros audiovisuais como forma de captar a densidade das ações das crianças. Os dados produzidos exigiram a inclusão da categoria experiência que possibilitasse um refinamento analítico das vivências das mesmas na instituição. Verificou-se que as experiências vivenciadas por elas na instituição, articulam-se às situações vividas em temporalidades (passadas e futuras), criando assim, campos de experiências. As implicações pedagógicas do estudo enfatizam a importância de se considerar a construção de tais campos como forma de produzir práticas educativas destinadas às crianças de até seis anos.
Abstract: The article presents the ways in which children construct meanings to experiences within a Child Education institution. The study of qualitative character used the notes in a diary and audiovisual recordings as a way to capture the density of the actions of children. The data produced demanded the inclusion of category experience that would enable an analytical refinement of experiences inthe same institution. It was found that the experiences lived by them in the institution, articulate the situations experienced in temporality (past and future), thus creating experiences fields. The pedagogical implications of the study emphasize the importance of considering the construction of such camps as a way to produce educational practices for children up to six years.
Asunto: Educação infantil
Criança
Infância
Experiências
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68308
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/866
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Cadernos da Pedagogia
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Experiências das crianças no ambiente da educação infantil_ uma análise interpretativa.pdf251.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.