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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educadores Sociais: o reconhecimento cotidiano e a organização de trabalho
Título(s) alternativo(s): Social Educators: everyday recognition and work organization
Autor(es): Maria Luísa Magalhães Nogueira
Cássia Beatriz Batista
Alessandra Aguiar Vieira
Cláudia Damasceno Pimentel
Resumen: Os programas sociais têm recrutado jovens moradores das periferias sociais, que passam a atuar profissionalmente por meio de políticas culturais, são os chamados educadores sociais. Partindo de uma pesquisa que interrogou as configurações do trabalho nesse contexto específico, apresentamos nesse texto as categorias reconhecimento e mobilidade psicossocial, bem como uma discussão histórico-política sobre educação social. A pesquisa utilizou histórias de vida, observação participante em uma oficina e duas entrevistas com educadores do Programa Fica Vivo! em Minas Gerais, analisadas por meio de categorização em análise cruzada. Percebemos que os processos de segregação que permeiam a relação cidade e alteridade estão presentes nesse cenário.
Abstract: Social programs have been recruiting young residents of social outskirts, who begin to act professionally through cultural policies – these are the social educators. Based on a research that questioned work configurations in this particular context, this text introduces categories such as recognition and psychosocial mobility, as well as a historical-political discussion on social education. The research used life stories, participant observation and two interviews with educators of the Fica Vivo! Program in Minas Gerais. The categorization in cross-examination was used for the analysis. We realize that the segregation processes which permeate the relationship between city and otherness are present in this scenar
Asunto: Psicologia - Trabalho
Cultura
Espaço
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623655295
URI: http://hdl.handle.net/1843/68573
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/edreal/a/yW74mQKY8Qn6bHwx83676sq/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Educação & Realidade
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