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http://hdl.handle.net/1843/68573
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Educadores Sociais: o reconhecimento cotidiano e a organização de trabalho |
Título(s) alternativo(s): | Social Educators: everyday recognition and work organization |
Autor(es): | Maria Luísa Magalhães Nogueira Cássia Beatriz Batista Alessandra Aguiar Vieira Cláudia Damasceno Pimentel |
Resumen: | Os programas sociais têm recrutado jovens moradores das periferias sociais, que passam a atuar profissionalmente por meio de políticas culturais, são os chamados educadores sociais. Partindo de uma pesquisa que interrogou as configurações do trabalho nesse contexto específico, apresentamos nesse texto as categorias reconhecimento e mobilidade psicossocial, bem como uma discussão histórico-política sobre educação social. A pesquisa utilizou histórias de vida, observação participante em uma oficina e duas entrevistas com educadores do Programa Fica Vivo! em Minas Gerais, analisadas por meio de categorização em análise cruzada. Percebemos que os processos de segregação que permeiam a relação cidade e alteridade estão presentes nesse cenário. |
Abstract: | Social programs have been recruiting young residents of social outskirts, who begin to act professionally through cultural policies – these are the social educators. Based on a research that questioned work configurations in this particular context, this text introduces categories such as recognition and psychosocial mobility, as well as a historical-political discussion on social education. The research used life stories, participant observation and two interviews with educators of the Fica Vivo! Program in Minas Gerais. The categorization in cross-examination was used for the analysis. We realize that the segregation processes which permeate the relationship between city and otherness are present in this scenar |
Asunto: | Psicologia - Trabalho Cultura Espaço Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/2175-623655295 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68573 |
Fecha del documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/edreal/a/yW74mQKY8Qn6bHwx83676sq/?lang=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação & Realidade |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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