Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68573
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educadores Sociais: o reconhecimento cotidiano e a organização de trabalho
Título(s) alternativo(s): Social Educators: everyday recognition and work organization
Autor(es): Maria Luísa Magalhães Nogueira
Cássia Beatriz Batista
Alessandra Aguiar Vieira
Cláudia Damasceno Pimentel
Resumo: Os programas sociais têm recrutado jovens moradores das periferias sociais, que passam a atuar profissionalmente por meio de políticas culturais, são os chamados educadores sociais. Partindo de uma pesquisa que interrogou as configurações do trabalho nesse contexto específico, apresentamos nesse texto as categorias reconhecimento e mobilidade psicossocial, bem como uma discussão histórico-política sobre educação social. A pesquisa utilizou histórias de vida, observação participante em uma oficina e duas entrevistas com educadores do Programa Fica Vivo! em Minas Gerais, analisadas por meio de categorização em análise cruzada. Percebemos que os processos de segregação que permeiam a relação cidade e alteridade estão presentes nesse cenário.
Abstract: Social programs have been recruiting young residents of social outskirts, who begin to act professionally through cultural policies – these are the social educators. Based on a research that questioned work configurations in this particular context, this text introduces categories such as recognition and psychosocial mobility, as well as a historical-political discussion on social education. The research used life stories, participant observation and two interviews with educators of the Fica Vivo! Program in Minas Gerais. The categorization in cross-examination was used for the analysis. We realize that the segregation processes which permeate the relationship between city and otherness are present in this scenar
Assunto: Psicologia - Trabalho
Cultura
Espaço
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623655295
URI: http://hdl.handle.net/1843/68573
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/edreal/a/yW74mQKY8Qn6bHwx83676sq/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Educação & Realidade
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educadores Sociais_ o reconhecimento cotidiano e a organização de trabalho.pdf302.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.