Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/68599
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Comunicação e aprendizagem na trajetória inicial de um aluno com surdocegueira: perspectivas de profissionais |
Autor(es): | Simara Pereira da Mata Jáima Pinheiro de Oliveira |
Resumen: | Um dos desafios de maior complexidade para os profissionais que atuam com sujeitos com surdocegueira, especialmente a de natureza pré-linguística, é a comunicação. Por não ocorrer de maneira natural, o desenvolvimento da linguagem para uma pessoa com surdocegueira total e congênita, especialmente, precisará ser facilitada por interlocutores que disponham de outros meios além dos que envolvam a visão e a audição. Dentro desse contexto, esta pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo descritivo, teve como objetivo identificar em relatos de profissionais que atuaram com um sujeito com surdocegueira pré-linguística, aspectos da relação comunicação e aprendizagem. Participaram do estudo uma pedagoga de um centro de especialidades da área da saúde, uma fonoaudióloga de um centro de equoterapia e um professor de Arte de uma escola regular pública municipal do interior de São Paulo. A pesquisa foi realizada nos locais de atuação profissional dos respectivos participantes, por meio de entrevista semiestruturada, tendo como apoio um roteiro. Os dados foram tratados a partir de análise de conteúdo, tendo como base a temática da comunicação. Os dados apresentados neste estudo expressam as perspectivas dos profissionais de que o trabalho com o sujeito com surdocegueira deve ter como base a comunicação. Para os participantes, a compreensão do mundo que o cerca seria o primeiro aspecto a ser levado em conta, no atendimento do sujeito com surdocegueira. |
Asunto: | Surdocegueira Comunicação Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68599 |
Fecha del documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/comunicacao-e-aprendizagem-na-trajetoria-inicial-de-um-aluno-com-surdocegueira-p?lang=pt-br |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso brasileiro de educação especial |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Comunicação e aprendizagem na trajetória inicial de um aluno com surdocegueira_ perspectivas de profissionais.pdf | 131.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.