Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68599
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSimara Pereira da Matapt_BR
dc.creatorJáima Pinheiro de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-24T21:16:01Z-
dc.date.available2024-05-24T21:16:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.identifier.issn2359-2109pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68599-
dc.description.resumoUm dos desafios de maior complexidade para os profissionais que atuam com sujeitos com surdocegueira, especialmente a de natureza pré-linguística, é a comunicação. Por não ocorrer de maneira natural, o desenvolvimento da linguagem para uma pessoa com surdocegueira total e congênita, especialmente, precisará ser facilitada por interlocutores que disponham de outros meios além dos que envolvam a visão e a audição. Dentro desse contexto, esta pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo descritivo, teve como objetivo identificar em relatos de profissionais que atuaram com um sujeito com surdocegueira pré-linguística, aspectos da relação comunicação e aprendizagem. Participaram do estudo uma pedagoga de um centro de especialidades da área da saúde, uma fonoaudióloga de um centro de equoterapia e um professor de Arte de uma escola regular pública municipal do interior de São Paulo. A pesquisa foi realizada nos locais de atuação profissional dos respectivos participantes, por meio de entrevista semiestruturada, tendo como apoio um roteiro. Os dados foram tratados a partir de análise de conteúdo, tendo como base a temática da comunicação. Os dados apresentados neste estudo expressam as perspectivas dos profissionais de que o trabalho com o sujeito com surdocegueira deve ter como base a comunicação. Para os participantes, a compreensão do mundo que o cerca seria o primeiro aspecto a ser levado em conta, no atendimento do sujeito com surdocegueira.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso brasileiro de educação especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdocegueirapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.otherSurdocegueirapt_BR
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.titleComunicação e aprendizagem na trajetória inicial de um aluno com surdocegueira: perspectivas de profissionaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/comunicacao-e-aprendizagem-na-trajetoria-inicial-de-um-aluno-com-surdocegueira-p?lang=pt-brpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9178-3749pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0156-3804pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.