Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68599
Tipo: Artigo de Evento
Título: Comunicação e aprendizagem na trajetória inicial de um aluno com surdocegueira: perspectivas de profissionais
Autor(es): Simara Pereira da Mata
Jáima Pinheiro de Oliveira
Resumo: Um dos desafios de maior complexidade para os profissionais que atuam com sujeitos com surdocegueira, especialmente a de natureza pré-linguística, é a comunicação. Por não ocorrer de maneira natural, o desenvolvimento da linguagem para uma pessoa com surdocegueira total e congênita, especialmente, precisará ser facilitada por interlocutores que disponham de outros meios além dos que envolvam a visão e a audição. Dentro desse contexto, esta pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo descritivo, teve como objetivo identificar em relatos de profissionais que atuaram com um sujeito com surdocegueira pré-linguística, aspectos da relação comunicação e aprendizagem. Participaram do estudo uma pedagoga de um centro de especialidades da área da saúde, uma fonoaudióloga de um centro de equoterapia e um professor de Arte de uma escola regular pública municipal do interior de São Paulo. A pesquisa foi realizada nos locais de atuação profissional dos respectivos participantes, por meio de entrevista semiestruturada, tendo como apoio um roteiro. Os dados foram tratados a partir de análise de conteúdo, tendo como base a temática da comunicação. Os dados apresentados neste estudo expressam as perspectivas dos profissionais de que o trabalho com o sujeito com surdocegueira deve ter como base a comunicação. Para os participantes, a compreensão do mundo que o cerca seria o primeiro aspecto a ser levado em conta, no atendimento do sujeito com surdocegueira.
Assunto: Surdocegueira
Comunicação
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68599
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/comunicacao-e-aprendizagem-na-trajetoria-inicial-de-um-aluno-com-surdocegueira-p?lang=pt-br
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso brasileiro de educação especial
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comunicação e aprendizagem na trajetória inicial de um aluno com surdocegueira_ perspectivas de profissionais.pdf131.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.