Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68600
Tipo: Artigo de Evento
Título: Implementação do PRONARRAR no desenvolvimento da oralidade de crianças com necessidades educacionais especiais
Autor(es): Marília Bazan Blanco
Flaviane Pelloso Molina Freitas
Emely Kelly Santos Silva Oliveira
Jáima Pinheiro de Oliveira
Resumo: No contexto da Educação Especial, intervenções para o desenvolvimento da oralidade são de extrema importância, uma vez que muitas crianças com necessidades educacionais especiais apresentam dificuldades e atrasos no desenvolvimento da linguagem. Dentre essas intervenções, destaca-se o Programa de Intervenção Metatextual-PRONARRAR, Assim, o presente estudo apresenta como objetivo geral relatar o início da implementação do PRONARRAR em crianças da educação infantil com necessidades educacionais especiais, visando o desenvolvimento da oralidade, e como objetivos específicos destacam-se a avaliação, seleção e adequações dos materiais utilizados nas intervenções com as crianças participantes, assim como a avaliação da possibilidade de utilização de CSA no procedimento. Até o momento, foram realizadas quatro sessões de intervenção, com seis crianças que frequentam a educação infantil de uma escola municipal na modalidade de Educação Especial do interior do estado do Paraná, e destaca-se, como resultados, a utilização de figuras impressas, de CSA e dedoche, em detrimento do Tablet, para a contação das histórias, assim como a necessidade de recontagem de uma mesma história e de questionamentos da pesquisadora, visando maior compreensão e oralização dos participantes.
Assunto: Intervenção pedagógica
Oralidade
Deficientes - Meios de comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68600
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/implementacao-do-pronarrar-no-desenvolvimento-da-oralidade-de-criancas-com-neces?lang=pt-br
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso brasileiro de educação especial
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.