Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarília Bazan Blancopt_BR
dc.creatorFlaviane Pelloso Molina Freitaspt_BR
dc.creatorEmely Kelly Santos Silva Oliveirapt_BR
dc.creatorJáima Pinheiro de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-24T21:16:35Z-
dc.date.available2024-05-24T21:16:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.identifier.issn2359-2109pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68600-
dc.description.resumoNo contexto da Educação Especial, intervenções para o desenvolvimento da oralidade são de extrema importância, uma vez que muitas crianças com necessidades educacionais especiais apresentam dificuldades e atrasos no desenvolvimento da linguagem. Dentre essas intervenções, destaca-se o Programa de Intervenção Metatextual-PRONARRAR, Assim, o presente estudo apresenta como objetivo geral relatar o início da implementação do PRONARRAR em crianças da educação infantil com necessidades educacionais especiais, visando o desenvolvimento da oralidade, e como objetivos específicos destacam-se a avaliação, seleção e adequações dos materiais utilizados nas intervenções com as crianças participantes, assim como a avaliação da possibilidade de utilização de CSA no procedimento. Até o momento, foram realizadas quatro sessões de intervenção, com seis crianças que frequentam a educação infantil de uma escola municipal na modalidade de Educação Especial do interior do estado do Paraná, e destaca-se, como resultados, a utilização de figuras impressas, de CSA e dedoche, em detrimento do Tablet, para a contação das histórias, assim como a necessidade de recontagem de uma mesma história e de questionamentos da pesquisadora, visando maior compreensão e oralização dos participantes.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso brasileiro de educação especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectComunicação alternativapt_BR
dc.subject.otherIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subject.otherOralidadept_BR
dc.subject.otherDeficientes - Meios de comunicaçãopt_BR
dc.titleImplementação do PRONARRAR no desenvolvimento da oralidade de crianças com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/implementacao-do-pronarrar-no-desenvolvimento-da-oralidade-de-criancas-com-neces?lang=pt-brpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9259-0578pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4993-6411pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0156-3804pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.