Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/68600
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Marília Bazan Blanco | pt_BR |
dc.creator | Flaviane Pelloso Molina Freitas | pt_BR |
dc.creator | Emely Kelly Santos Silva Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Jáima Pinheiro de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-24T21:16:35Z | - |
dc.date.available | 2024-05-24T21:16:35Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-2109 | pt_BR |
dc.identifier.sici | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/68600 | - |
dc.description.resumo | No contexto da Educação Especial, intervenções para o desenvolvimento da oralidade são de extrema importância, uma vez que muitas crianças com necessidades educacionais especiais apresentam dificuldades e atrasos no desenvolvimento da linguagem. Dentre essas intervenções, destaca-se o Programa de Intervenção Metatextual-PRONARRAR, Assim, o presente estudo apresenta como objetivo geral relatar o início da implementação do PRONARRAR em crianças da educação infantil com necessidades educacionais especiais, visando o desenvolvimento da oralidade, e como objetivos específicos destacam-se a avaliação, seleção e adequações dos materiais utilizados nas intervenções com as crianças participantes, assim como a avaliação da possibilidade de utilização de CSA no procedimento. Até o momento, foram realizadas quatro sessões de intervenção, com seis crianças que frequentam a educação infantil de uma escola municipal na modalidade de Educação Especial do interior do estado do Paraná, e destaca-se, como resultados, a utilização de figuras impressas, de CSA e dedoche, em detrimento do Tablet, para a contação das histórias, assim como a necessidade de recontagem de uma mesma história e de questionamentos da pesquisadora, visando maior compreensão e oralização dos participantes. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso brasileiro de educação especial | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Comunicação alternativa | pt_BR |
dc.subject.other | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject.other | Oralidade | pt_BR |
dc.subject.other | Deficientes - Meios de comunicação | pt_BR |
dc.title | Implementação do PRONARRAR no desenvolvimento da oralidade de crianças com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/implementacao-do-pronarrar-no-desenvolvimento-da-oralidade-de-criancas-com-neces?lang=pt-br | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9259-0578 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4993-6411 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0156-3804 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Implementação do pronarrar no desenvolvimento da oralidade de crianças com necessidades educacionais especiais.pdf | 152.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.