Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68955
Type: Monografia (especialização)
Title: O uso do aplicativo Duolingo para a aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Médio
Authors: Fernanda Henriques Gruninger
First Advisor: Junot de Oliveira Maia
First Referee: Luciana de Oliveira Silva
Second Referee: Marina Morena dos Santos e Silva
Abstract: Historicamente, o ensino de línguas estrangeiras no Brasil enfrenta grandes dificuldades, de forma que a população brasileira, apesar da oferta obrigatória da língua inglesa nas escolas, não é majoritariamente bilíngue. Ante esse cenário, faz-se necessária uma mudança na metodologia de ensino da língua inglesa para os alunos da Educação Básica, razão pela qual propõe-se o presente projeto de ensino para que seja possível utilizar-se da tecnologia e da gamificação, com o uso do aplicativo Duolingo para a aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Médio. O presente trabalho visa demonstrar a necessidade de mudança dos métodos utilizados pelos professores de língua inglesa e tem como objetivos principais a utilização do Duolingo para a expansão do repertório vocabular dos estudantes, bem como para a recuperação dos alunos em defasagem ou que possuem dificuldade no aprendizado da língua inglesa. Para tanto, são propostas uma série de atividades, divididas em várias etapas, nas quais o professor é essencial para o bom desenvolvimento do projeto e para que se cumpram os objetivos propostos. Ao final, espera-se que a implementação do projeto seja facilitada ao professor e que, uma vez implementada a proposta, o professor avalie esse projeto como proveitoso e os alunos possam avaliar a experiência como positiva, pois desenvolveram suas habilidades linguísticas do inglês, bem como adquirido novos conhecimentos nessa língua.
Abstract: Historically, foreign language education in Brazil has faced significant challenges, resulting in the majority of the Brazilian population not being bilingual, despite the mandatory inclusion of English in school curricula. In light of this situation, a change in the methodology of English language teaching for Basic Education students becomes necessary. Hence, this teaching project is proposed to leverage technology and gamification, employing the Duolingo app for foreign language learning in High School. This work aims to demonstrate the need for a shift in methods employed by English language teachers, with the primary objectives being the utilization of Duolingo to expand students' vocabulary and support those lagging behind or facing difficulties in learning English. To achieve these goals, a series of activities, divided into various stages, are proposed, with the teacher playing a crucial role in the successful project development and the fulfillment of the proposed objectives. Ultimately, the implementation of the project is expected to be facilitated for the teacher, and upon completion, it is hoped that the teacher evaluates the project as beneficial, and students perceive the experience as positive, having enhanced their English language skills and acquired new knowledge.
Subject: Linguagem e línguas – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68955
Issue Date: 3-Feb-2024
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.