Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/68987
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Adaptação à universidade em estudantes ingressantes na graduação em psicologia |
Other Titles: | University adjustment of freshmen in undergraduate psychology Adaptación a la universidad de estudiantes novatos en el curso de psicología |
Authors: | Luciana Karine de Souza Érika Lourenço Mariana Rúbia Gonçalves Dos Santos |
Abstract: | Pesquisas sobre vivências acadêmicas têm se apresentado como resposta ao aumento da evasão e troca de cursos. Identificar os fatores que facilitam e que dificultam a continuidade dos estudos universitários pode colaborar para intervenções psicoeducativas e psicológicas, bem como para a prevenção ao surgimento desses problemas. A presente pesquisa teve por objetivo investigar o processo de adaptação à Universidade em estudantes ingressantes no curso de Psicologia. Para isto, foram analisados os conteúdos de 18 registros em diários de bordo produzidos por estudantes do primeiro e segundo períodos de um curso de Psicologia. Nesses, buscou-se identificar indicadores de adaptação e de desajuste ao ingresso na Universidade por meio da escrita dos estudantes. A categorização gerou 11 temas que tanto vão ao encontro da literatura recente, como mostram novos temas ainda não aprofundados nessa linha de pesquisa. No primeiro grupo, destacaram-se questões como grupos de pares e administração do tempo. No segundo, itens como ambientes e aulas virtuais, que têm exigido habilidades específicas dos alunos. A Psicologia da Educação, no âmbito do ensino superior, pode dar conta dessas questões e colaborar para reduzir um problema que aflige muitos jovens brasileiros. |
Abstract: | Research on academic experiences have been presented as a reply to the increase in dropout and career re-choice. Identifying the factors that foster as well as hinder the path of higher education may help psycho-educational and psychological interventions, as well as to prevent these issues. This research aimed to investigate the process of adaptation to the University by freshmen in the course of Psychology. For this, the contents of 18 logbooks produced by students in the first and second semesters of a Psychology course were analyzed. In these, we sought to identify indicators of adaptation and maladjustment to entering the University through writing students. The categorization process yielded 11themes consonant to previous research findings and new themes yet in need for further studies in this line of research. In the first group, they stood out issues such as peer groups and time management. In the second, items such as on-line classes and experiences alike, demanding specific skills from the students. Educational Psychology, in university contexts, can deal with these factors and help solve a problem that upsets many university students. |
Subject: | Psicologia Universidades Formação profissional |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68987 |
Issue Date: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752016000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Psicologia da Educação |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adaptação à universidade em estudantes ingressantes na graduação em psicologia.pdf | 166.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.