Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69243
Type: Artigo de Periódico
Title: Tempo ideal de vibração sonorizada de língua em crianças disfônicas
Other Titles: Ideal time of sonorous tongue vibration of dysphonic children
Tiempo ideal de la vibración sonora del lengua en niños disfónicas
Authors: Fabiana Cristina Silva
Lorena de Almeida Ramos
Bárbara Oliveira Souza
Adriane Mesquita de Medeiros
Ana Cristina Côrtes Gama
Abstract: Objetivo: verificar o tempo ideal do exercício de vibração sonorizada de língua (EVSL) na voz de crianças disfônicas. Método: participaram vinte e sete crianças, entre 04 e 11 anos, com diagnóstico de nódulo ou cisto de pregas vocais. Dessas crianças, onze fizeram parte do grupo experimental (GE) e 16 do grupo controle (GC). A vogal sustentada /ε/ e a contagem de 1 a 10 foram registradas antes (m0) e após o primeiro (m1), terceiro (m3), quinto (m5) e o sétimo (m7) minuto de execução do EVSL. As gravações foram apresentadas a três fonoaudiólogas, que julgaram se houve modificação da qualidade vocal. Os parâmetros acústicos avaliados na vogal sustentada foram frequência fundamental, jitter, shimmer, glotal to noise excitation (GNE) e ruído. Resultados: na avaliação perceptivo-auditiva, não houve modificações significativas entre os momentos de execução do EVSL. Na análise acústica, observou-se que o parâmetro ruído diminuiu e o parâmetro GNE aumentou após três minutos de realização do exercício no GE, em comparação com o GC. Conclusão: não houve melhora em nenhum dos tempos na avaliação perceptivo-auditiva da voz de crianças disfônicas com o EVSL. A análise acústica indicou melhora da qualidade vocal aos três minutos de execução do exercício.
Abstract: Purpose: verify the ideal time of the sonorous tongue vibration exercise (STVE) in the voice of dysphonic children. Method: participated twenty-seven children, from four to 11 years, diagnosed with nodules or cysts of vocal folds. Eleven children were part of the experimental group (GE) and 16 were part of the control group (GC). A sustained vowel /ε/ and count one to 10 were recorded before (m0) and after the first (m1), third (m3), fifth (m5) and the seventh (m7) minute of execution of the STVE. The recordings have been presented to three speech therapists that judged whether there was change in voice quality. The acoustic parameters evaluated in sustained vowel were fundamental frequency, jitter, shimmer, glottal to noise excitation (GNE) and noise. Results: there were no significant changes in the auditory perception evaluation between the moments of STVE execution. In the acoustic analysis, it was observed that the noise parameter decreased and the GNE parameter increased after three minutes of performing the exercise in GE, compared to the GC. Conclusion: there was no improvement in any of the times in the auditory perceptual analysis in the voice of dysphonic children with the STVE. The acoustic analysis indicated improvement in vocal quality in the third minute of exercise performance.
Subject: Disfonia
Criança
Fonoterapia
Qualidade da voz
Terapia por exercício
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
MED - DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p673-682
URI: http://hdl.handle.net/1843/69243
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/32498
metadata.dc.relation.ispartof: Revista distúrbios da comunicação
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tempo ideal de vibração sonorizada de língua em crianças disfônicas.pdf231.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.